Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Dadaísmo e socialismo agrário – Mediocridade custa caro


Proponho-me tratar de dois temas bem diferentes entre si, mas que se ligam por um fundo comum, que lhes dá atualidade. Deixo para o fim essa ligação e passo diretamente aos temas.

*        *        *

O leitor já deve ter ouvido falar do dadaísmo. Trata-se de um ramo da arte moderna que busca uma ruptura total com as formas de arte tradicionais. Portanto, um movimento com forte conteúdo anárquico, que pouco tem a ver com a verdadeira arte. Como tudo quanto costuma ser apresentado como moderno, ele vai afundando no esquecimento.

Sculpture dadaisteA figura que ilustra esta página constitui uma escultura dadaísta. Feita em 1921 e medindo 24×18 cm, nela se podem ler, entrelaçadas, as palavras “eternité” e “Misia”. É uma homenagem à pianista polonesa Mísia Sert (1872-1950). Há ainda outras letras e figuras.

A representação é de uma banalidade ululante.

Pois bem, em 22 de abril último, essa escultura foi leiloada na França e comprada por 600 mil euros. Incluídas as diversas taxas, o adquirente pagou 761.460 euros,(1) — aproximadamente 2 milhões e 245 mil reais!

Faz parte do desvario do mundo moderno dispender tal quantia para comprar uma figura tão medíocre como essa!

*        *        *

Passo agora ao segundo tema.

É notória a má vontade do governo petista com a agricultura brasileira. O produtor rural sofre uma verdadeira perseguição da parte dos meios oficiais. Tudo se inventa para interferir nas propriedades agricultáveis.

Descobrem-se novas terras indígenas ou quilombolas, antes insuspeitadas, que precisam ser transformadas em reservas intocáveis; qualquer irregularidade trabalhista serve de pretexto para acusações de patrocinar trabalho escravo; exigências legais que não acabam mais; dificuldades insanáveis para escoar a produção; e tantas outras coisas.

Enquanto a agropecuária se desenvolve por seu próprio dinamismo, apesar da insana política governamental, a indústria se arrasta, recorrendo continuamente ao Estado para tentar resolver seus problemas.

Não obstante tudo isso, “a agricultura e a pecuária aumentam sua produção ano a ano, sem ocupar novas áreas, e suas exportações crescem no mesmo ritmo. Se o resto do País — em especial a indústria — andasse no mesmo ritmo, o Brasil estaria noutro patamar. Mas os números mostram que a agricultura está rebocando o restante da economia — que se arrasta como um carro com o freio de mão puxado. […]

“No ano passado, o saldo comercial da agropecuária foi de US$ 79,4 bilhões, e o da economia brasileira como um todo, de US$ 19,4 bilhões. ‘Se não fosse o agronegócio, o saldo teria acabado há muitos anos’, estima Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura entre 2003 e 2006. […] De 1990 a 2011, a área plantada de grãos expandiu 40%, enquanto a produção cresceu 220%.”(2)

Como explicar essa política demencial do governo petista? Por razões ideológicas de esquerda, é claro. Mas não queremos aqui aprofundar o aspecto socialista do governo, que é evidente, e sim mostrar como essa política conduz à mediocrização econômica do País, que se arrasta a duras penas, quando poderia estar entre os mais ricos e influentes do mundo.

Que relação tem isto com a notícia do leilão da escultura dadaísta? Tanto uma concepção equivocada do que seja a arte, quanto uma distorção socialista do que deva ser a economia de um país, levam a frutos de mediocrização insuperáveis, com o consequente desperdício de milhões de euros (ou reais). Com a agravante, no caso brasileiro, de que quem paga é a população, por meio de impostos escorchantes.

_________________

Notas:

1. “La Gazette Drouot”, 27-9-13 (revista francesa especializada em leilões)

2. “O Estado de S. Paulo”, 5-10-13, Caderno econômico

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados