Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Dom Bosco e a epidemia em Turim: aprendamos a lição face ao coronavírus

Por Mathias de Albuquerque

2 minhá 4 anos — Atualizado em: 10/6/2020, 8:39:47 PM


Recebi de um amigo esse trecho ilustrativo do procedimento de um santo face à uma epidemia. Exemplo que nos vem de Dom Bosco mas, ao mesmo tempo, é o procedimento próprio de almas que têm Fé, nos vinte séculos de existência da Santa Igreja.

O padre Lemoyne conta como sugeriu a Dom Bosco a fim de preservar seus “filhos espirituais” por ocasião da epidemia de cólera em Turim (1854).

Primeiro, buscar o quanto antes o estado de graça através de uma boa confissão. Usar uma medalha de Nossa Senhora e redobrar as orações diárias.

Foi o que fizemos os mais de cem adolescentes que viviam com Dom Bosco na casa da futura Congregação Salesiana de Turim.

A epidemia dizimou setenta por centro das pessoas contaminadas. Quase todas as famílias vizinhas do Oratório perderam alguns dos seus.

Quatro meses depois, terminada a doença, nenhum dos rapazes tinha sido contaminado. Mais ainda, alguns deles, devidamente aconselhados pelos superiores se ofereceram para ajudar no socorro das vítimas.

Entre os discípulos de São João Bosco estavam o bem-aventurado Miguel Rua, Luis Anfossi e outros futuros auxiliares na fundação da Congregação Salesiana.

(Padre João Batista Lemoyne, Vida de São João Bosco)

***

Quão outro seria o resultado dessa pandemia se tivesse encontrado diante de si homens virtuosos ou santos como Dom Bosco.

Como acentuou com razão o Fr. Stephen Dunn, da Arquidiocese de Glasgow, Escócia:

“O governo, em suas leis de remoção de liberdade e (fomentador do medo), disse que as igrejas deveriam ser fechadas, o povo de Deus não deveria se reunir em Sua casa e celebrar / receber os Sacramentos, o principal meio de Salvação de suas almas”, ele escreveu.

“Bispo, você é de Deus ou do mundo? Essa intimidação está acontecendo diante de seus olhos e você concorda com isso. Este é um bom pastoreio? ” (1)

Essa pergunta do Fr. Dunn também poderia ser dirigida a tantos de nossos bispos e à CNBB sempre afoita a se pronunciar contra o governo e intervir em assuntos cuja alçada é estritamente temporal, sem envolver violação de princípios morais.

 

Detalhes do artigo

Autor

Mathias de Albuquerque

Mathias de Albuquerque

162 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados