Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Educar os filhos compete aos pais. O Estado (socialista) viola esse direito natural


Recordamos alguns princípios de ordem natural posta por Deus nas relações humanas. Comenta o Prof. Plinio a respeito da educação dos filhos, matéria que o Estado tem se intrometido indevidamente, fruto da mentalidade socialista moderna, favorecida pela Constituição de 88. Nazismo, fascismo e comunismo procedem assim.

O direito de educar os filhos compete direta e originariamente aos pais

“São princípios insofismáveis de Direito Natural que o direito a cuidar da educação das crianças, educação sob todos os aspectos, compete, direta e originariamente, aos pais, porque são eles que são naturalmente obrigados a isso, e nem é outro o fundamento e a razão de ser específicos da família.

“Nem vale dizer que, sendo de relevante interesse para a sociedade civil a educação de seus membros, deveria caber à autoridade civil a direção dessa tarefa. A criança só se incorpora à sociedade civil através da família; portanto, são os pais que representam legitimamente a sociedade, no desempenho daquela missão”.

É errado ensinar a ideologia de gênero, contra a vontade dos pais. Os mandantes são os pais de família

As escolas são mandatárias. Portanto, é errado ensinar ideologia de gênero contra a vontade dos pais.

“Pode acontecer, e é o que de fato comumente acontece, que a família não tenha todo o necessário para a completa educação e instrução dos filhos. Eles são confiados, então, a escolas que exercem esse ofício, mas sempre em nome dos pais, como suas mandatárias; são como prolongamento da família.

“Excepcionalmente sucederá que alguma família, por qualquer deficiência, não possa bem cuidar dos filhos. Nesses casos excepcionais, cabe a ação subsidiária do Estado, que deve, entretanto, revestir-se sempre da máxima prudência.

“O que o Estado nunca poderá arrogar-se o verdadeiro monopólio do ensino. Isto é socialismo; noutras palavras mais explícitas, isto é totalitarismo. Outra coisa não se pratica na Itália fascista e na Alemanha hitlerista.”  https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_381211_educacao_dos_filhos.htm#.XpelI8hKiUk

Menos ainda se pratica na China comunista de hoje, onde se violentam as consciências nas escolas em favor de um ateísmo maoísta.

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados