Efemérides – 01/11

0
Um dos navios britânicos perdidos na Batalha de Coronel, o HMS Good Hope. Foi a primeira derrota da marinha inglesa na Primeira Guerra Mundial.
O oficial alemão von Spee, que comandou os navios alemães contra a esquadra britânica em Coronel, 1914.
Almirante britânico Cristopher Cradock, comandante da esquadra britânica na Batalha de Coronel. Morrerá na batalha.

1914: – Ocorre a primeira derrota da Marinha Real Inglesa, na Primeira Guerra Mundial, no que ficou conhecido como Batalha de Coronel. Nela, os britânicos perderam dois navios de combate.

1922: – Dissolve-se oficialmente o Império Otomano.

1932: – No Rio de Janeiro, Plínio Corrêa de Oliveira encontra-se com o Cardeal Leme, Tristão de Athayde e Heitor da Silva Costa (que construiu o Cristo Redentor), para tratar da fundação da Liga Eleitoral Católica no Brasil.

1942: – Durante a Segunda Guerra Mundial, em Guadalcanal, começa a Ofensiva de Matanikau, que irá resultar na vitória das tropas americanas sobre os japoneses.

1967: – Publicado no O Estado de São Paulo o manifesto do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira: “No 50º aniversário da Revolução bolchevista”.

1970: – A TFP faz nas ruas de Santiago sua segunda campanha do livro “Frei, o Kerensky Chileno”, após a queda do Chile no comunismo.

1993: – Entra em vigor o Tratado de Maastricht, aprovado e ratificado a 11 de dezembro de 1991 pelos Estados da Comunidade Econômica Européia, que passa a designar-se União Européia.

1994: – Mensagem gravada do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para a apresentação do seu “Livro da Nobreza”, no Hotel Estoril, em Lisboa.

Deixe uma resposta