04 de julho

414: – O imperador Teodósio II entrega o poder à sua irmã mais velha, Aelia Pulquéria, então com 15 anos, e que reinará como regente, que é proclamada Augusta do Império Romano do Oriente. A grande imperatriz faleceu no dia 10 de setembro de 453, aos 69 de idade. Durante a vida, havia sido a protetora da Igreja e dos pobres, e deixou em favor deles todos os bens de que podia dispor.

993: – Em Augsburgo, na Alemanha, a Igreja canoniza o bispo Ulrico de Augsburgo (890-973), sendo esta a primeira canonização feita mediante processo canônico.

Saladino, sentado ao centro, senhor dos Sarracenos.

1187: – As tropas muçulmanas, lideradas por Saladim, sultão do Egito, vencem os exércitos dos cruzados dirigidos por Guy de Lusignán, rei de Jerusalém. Com ela termina a ocupação européia da Cidade Santa.

1776: – Em Filadélfia, nos Estados Unidos, os delegados das 13 colônias britânicas reunidos no Congresso Continental aprovam sua Declaração de Independência. Essa será a origem dos atuais Estados Unidos.

1818: – No rio Queguay Chico, no Uruguai, as forças uruguaias de Fructuoso Rivera e de José Artigas, vencem os luso-brasileiros de Bento Manuel Ribeiro.

1879: – Ulundi, capital da Zululândia, é capturada e queimada pelas tropas britânicas. O rei Cetshwayo foge, terminando assim a guerra anglo-zulu.

1886: – O Governo francês oferece a Estátua da Liberdade ao povo dos Estados Unidos.

1911: – No noroeste dos Estados Unidos sucede uma onda de calor com picos de 41º.C. Em onze dias morreram 380 pessoas, e só na cidade de Nova York morrem 146 pessoas e 600 cavalos.

1967: – A TFP argentina refuta, na imprensa, os ataques do bispo de Goya contra os “dialoguitos”, e lembra a atitude pró-Cuba do prelado.

– O ecumênico cardeal Casaroli é nomeado secretário para Assuntos eclesiásticos extraordinários.

1977: – Paulo VI recebe o novo embaixador brasileiro, e condena “as violações aos direitos humanos” que estaria havendo no Brasil. O jornal do Partido comunista italiano, L’Unità festeja o fato.

1984: – O regime militar uruguaio levanta, por decreto, as proibições a dirigentes da esquerda, para lograr a pacificação do país.

1996: – Em Los Angeles, o informático indiano Sabir Ghatia, lança seu site web Hotmail.com, o primeiro correio eletrônico gratuito. Um ano e meio depois, em 31 de dezembro de 1997, o venderá à empresa Microsoft por 400 milhões de dólares.

1997: – A nave não tripulada Mars Pathfinder posa em Marte, e oferece as primeiras imagens de sua superfície, depois de uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros.

2009: – A Coréia do Norte lança pelo menos sete mísseis em novo desafio à comunidade internacional.

Deixe um comentário!