05 de julho

1518: – Em Estrasburgo, nessa época parte do Império Romano Germânico, uma mulher chamada Troffea, começa a bailar incontroladamente na rua, durante uma semana. Gradualmente juntam-se a ela dezenas de pessoas e, um mês depois, havia nas ruas aproximadamente 400 dançarinos. A maioria morreu como conseqüência de infartos, ataques cérebro-vasculares e esgotamento. O fato ficou conhecido como “a Epidemia de baile de 1518”.

1830: – Para pôr fim à pirataria berberisca, os franceses, no governo de Carlos X, invadem a Regência Otomana de Argel e os territórios circundantes, começando desta maneira um longo período de domínio colonial na Argélia, que chegará até 1962.

1914: – O aviador Eduardo Pacheco Chaves faz o primeiro vôo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.

1922: – Tem lugar a Revolta dos 18 Tenentes que serviam na Escola Militar e no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, contra a corrupção, tentando impedir, pela força de suas armas, que o presidente eleito, o paulista Artur Bernardes, tome posse, e continuasse o domínio “café com leite”.

1924: – Tem início a Revolta Paulista de 1924, segunda revolta tenentista, e o maior conflito bélico da cidade de São Paulo. Começou na madrugada de 5 de julho, e terminou em 28 de julho de 1924. A revolta foi motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de São Paulo e Minas Gerais.

1932: – Com um golpe de Estado, Salazar assume o poder em Portugal.

1950: – É reconhecido aos judeus o direito de viver em Israel. O Parlamento israelita aprova a Lei do Retorno, e concede residência e cidadania a todos os judeus ou descendentes até a terceira geração (filhos, netos, seus cônjuges e filhos menores de idade dos cônjuges) de qualquer parte do mundo que desejem emigrar a Israel e receber a cidadania, com seus benefícios e obrigações.

1969: – Interpelação da TFP chilena aos 2 principais líderes rurais: “Buen precio para los frutos, pero confiscación para el árbol”.

1981: – Um petroleiro da Companhia Vale do Rio Doce, ancorado no Rio Grande do Sul, causou um desastre ambiental derramando cerca de 120 mil barris de petróleo no mar.

Ovelha clonada Dolly

1996: – Nasce a Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta.

2013: – O Vaticano publica a primeira encíclica de Francisco I, Lumen Fidei. O Pontífice, de fato, assumiu o trabalho de Bento XVI, ao qual fez alguns acréscimos. O papa Ratzinger, antes de sua renúncia ao papado, já havia completado uma primeira redação do texto.

2015: – Celebra-se na Grécia um referendo cujo resultado foi um rotundo rechaço às condições impostas pela União Européia, Fundo Monetário Internacional, e pelo Banco Central Europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here