05 de julho
1518: – Em Estrasburgo, nessa época parte do Império Romano Germânico, uma mulher chamada Troffea, começa a bailar incontroladamente na rua, durante uma semana. Gradualmente juntam-se a ela dezenas de pessoas e, um mês depois, havia nas ruas aproximadamente 400 dançarinos. A maioria morreu como conseqüência de infartos, ataques cérebro-vasculares e esgotamento. O fato ficou conhecido como “a Epidemia de baile de 1518”.
1830: – Para pôr fim à pirataria berberisca, os franceses, no governo de Carlos X, invadem a Regência Otomana de Argel e os territórios circundantes, começando desta maneira um longo período de domínio colonial na Argélia, que chegará até 1962.
1914: – O aviador Eduardo Pacheco Chaves faz o primeiro vôo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.
1922: – Tem lugar a Revolta dos 18 Tenentes que serviam na Escola Militar e no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, contra a corrupção, tentando impedir, pela força de suas armas, que o presidente eleito, o paulista Artur Bernardes, tome posse, e continuasse o domínio “café com leite”.
1924: – Tem início a Revolta Paulista de 1924, segunda revolta tenentista, e o maior conflito bélico da cidade de São Paulo. Começou na madrugada de 5 de julho, e terminou em 28 de julho de 1924. A revolta foi motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de São Paulo e Minas Gerais.
1932: – Com um golpe de Estado, Salazar assume o poder em Portugal.
1950: – É reconhecido aos judeus o direito de viver em Israel. O Parlamento israelita aprova a Lei do Retorno, e concede residência e cidadania a todos os judeus ou descendentes até a terceira geração (filhos, netos, seus cônjuges e filhos menores de idade dos cônjuges) de qualquer parte do mundo que desejem emigrar a Israel e receber a cidadania, com seus benefícios e obrigações.
1969: – Interpelação da TFP chilena aos 2 principais líderes rurais: “Buen precio para los frutos, pero confiscación para el árbol”.
1981: – Um petroleiro da Companhia Vale do Rio Doce, ancorado no Rio Grande do Sul, causou um desastre ambiental derramando cerca de 120 mil barris de petróleo no mar.

1996: – Nasce a Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta.
2013: – O Vaticano publica a primeira encíclica de Francisco I, Lumen Fidei. O Pontífice, de fato, assumiu o trabalho de Bento XVI, ao qual fez alguns acréscimos. O papa Ratzinger, antes de sua renúncia ao papado, já havia completado uma primeira redação do texto.
2015: – Celebra-se na Grécia um referendo cujo resultado foi um rotundo rechaço às condições impostas pela União Européia, Fundo Monetário Internacional, e pelo Banco Central Europeu.