Efemérides – 05/07

0
Napoleão Bonaparte, observando os movimentos do Exército francês, na Batalha de Wagram.
Carga de Cavalaria francesa aos dragões austríacos, na Batalha de Wagram.

1809: – A maior batalha das Guerras Napoleônicas, a Batalha de Wagram é travada entre os Impérios francês e austríaco.

1914: – O aviador Eduardo Pacheco Chaves faz o primeiro vôo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.

1922: – Tem lugar a Revolta dos 18 Tenentes que serviam na Escola Militar e no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro. Este movimento tentava impedir pelas armas que o presidente eleito do Brasil, o paulista Artur Bernardes, tomasse posse continuando a política “café com leite”. O chamado tenentismo preparou caminho para a Revolução de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poder no país.

1924: – Consequência da revolta acima, tem início a Revolta Paulista de 1924, a segunda revolta tenentista, maior conflito bélico da cidade de São Paulo, motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de São Paulo e Minas Gerais.

1943: – A frota de invasão aliada navega para a Sicília, na Operação Husky, para invadir a Itália pelo sul.

1969: – Interpelação da TFP chilena aos 2 principais líderes rurais: “Buen precio para los frutos, pero confiscación para el árbol”.

2013: – O Vaticano publica a primeira encíclica de Francisco I, Lumen Fidei. O Pontífice, de fato, assumiu o trabalho de Bento XVI que já havia completado uma primeira redação do texto, só fazendo nele alguns acréscimos.

Deixe uma resposta