Efemérides – 04/09

0
Fotografia de uma das barricadas feitas por revolucionários, durante a Comuna de Paris.

1797: – Na França se perpetra o golpe de Estado do 18 de Frutidor. Tropas armadas, a cargo de militares de tendência republicana entre os quais se encontra Napoleão Bonaparte, ocupam Paris e derrubam o governo do Diretório. Decretam que, quem intente favorecer o regresso da monarquia ou à Constituição de 1793, será fuzilado.

1842: – O Imperador do Brasil D. Pedro II casa-se com Da. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Cecílias.

Napoleão III, já destituído do trono francês. Esta é sua última fotografia. Morrerá em 1873.

1870: – Queda do imperador francês Napoleão III e proclamação da III República na França, após a guerra Franco-Prussiana, perdida pelos franceses. Insuflada por agentes revolucionários, a agitação que se seguiu culmina com a anarquista Comuna de Paris, que se mantém no poder por 72 dias, sendo depois esmagada.

1969: – No Brasil, nos chamados Anos de Chumbo, militantes do MR-8 mantêm sequestrado durante três dias Charles Burke Elbrick, embaixador americano no país.

1970: – Como consequência da política concessionista de Frei, neste dia o comunista Salvador Allende obtém maioria relativa dos votos nas eleições presidenciais, instalando-se no poder. Seus pilares ideológicos são o socialismo, o marxismo, e a maçonaria.

1978: – A TFP publica o comunicado “Sobre um programa de TV — A TFP ao público brasileiro”, refutando a série de calúnias da TV Globo em seu programa Fantástico, no qual é dito que os traços mais salien­te da entidade diz respeito à ausência de caridade cristã, a combatividade exagerada e até o rancor que a emissora atribui à mentalidade dos participantes da TFP.

2020: – Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no dia 01 de setembro de 2020, o Brasil teve uma queda recorde de seu PIB no segundo trimestre de 2020. O PIB caiu 9,7% em relação aos 3 primeiros meses do ano, e atingiu o mesmo patamar de 2009. Os únicos setores que não apresentaram queda foram a Agropecuária (que cresceu 0,4%) e Exportações (que cresceu 1,8%).

Deixe uma resposta