05 de Junho

70: – O general romano Tito, acompanhado de suas legiões, atravessa a muralha média de Jerusalém.

774: – Carlos Magno é coroado na Itália rei da França e Lombardia, depois de haver assediado e tomado Pavia.

1849: – A Dinamarca adota a monarquia constitucional com a aprovação da nova Constituição.

1883: – Sai da Estação Este de Paris, com destino a Istambul, um expresso de luxo, logo conhecido como “Orient Express”. O trajeto de mais de 3 mil quilômetros se realizará em cerca de 72 horas em glamorosos vagões, com sofisticados e confortáveis compartimentos para passageiros milionários e membros da aristocracia européia.

1915: – A Dinamarca emenda sua constituição a fim de permitir o sufrágio feminino.

1933: – Durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, o dólar abandona o padrão ouro.

1940: – Na Suécia, Cristina Odenberg é designada como a primeira “bispa” da Igreja Luterana do país.

1942: – Durante a II Guerra Mundial, o primeiro relatório das SS sobre o uso de caminhões com câmaras de gás, para o assassínio de prisioneiros, assegura que “97 mil pessoas foram processadas”.

1944: – Ainda durante a II Guerra Mundial, Roma é liberada pelos Aliados, enquanto que mil bombardeios britânicos lançam cerca de 5 mil toneladas de bombas sobre baterias alemãs na Normandia, em preparação para o Dia D.

1947: – O secretário de Estado dos Estados Unidos, George T. Marshall apresenta, em Harvard, o primeiro esboço do chamado Programa Marshall, projeto de ajuda econômica à Europa, no pós-Guerra.

1963: – O ministro inglês Profumo é demitido por causa de suas relações com uma mulher da vida, a serviço da espionagem.

1964: – No Vaticano, o papa Paulo VI autoriza os católicos a serem incinerados ao falecer.

1967: – Início da Guerra dos Seis Dias entre árabes e israelenses.

1968: – Em Los Angeles, depois de um discurso no Hotel Ambassador, o senador americano e candidato presidencial Robert F. Kennedy é atacado a balaços por Sihan Bishara Sirhari, e falecerá no dia seguinte. O assassino é condenado à morte, mas posteriormente a pena lhe será comutada pela de cadeia perpétua.

1981: – O Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos confirma a existência de cinco casos de uma espécie rara de pneumonia, na comunidade homossexual de Los Angeles. São os primeiros casos registrados do que viria a chamar-se AIDS.

1984: – A primeiro ministro da Índia, Indira Gandhi, ordena um ataque contra centenas de siks aquartelados no Templo Dourado, maior local sagrado da seita, na cidade Sagrada de Amritsar, matando 700 civis.

1991: – Mikhail Gorbachev recebe, em Oslo, o Prêmio Nobel da Paz de 1990.
– Durante sessão ecumênica na catedral ortodoxa de Bialystok, Polônia, João Paulo II diz sobre o cisma: “Todos cometemos erros”.

1992: – O líder budista tibetano Dalai Lama é recebido apoteóticamente na ECO-92.

2002: – Nos Estados Unidos é lançado a primeira versão oficial do navegador de web Mozilla 1.0.

2004: – Na França se celebra o primeiro “casamento” homossexual, realizado pelo prefeito Noel Mamere, apesar da proibição do Governo nacional.

2007: – A Áustria torna-se o primeiro país europeu a instaurar o voto a partir dos 16 anos para todos os escrutínios de sufrágio universal, com a aprovação no Parlamento da reforma do sistema eleitoral.

2008: – É lançado o manifesto da TFP americana “Battling for America’s Soul”, contra o casamento homossexual. Foi publicado no New York Times, Los Angeles Times e Washington Times.

Deixe uma resposta