Efemérides – 06/06

0

1854: – Funda-se nos Estados Unidos o Partido Republicano, que se declara contrário à escravidão.

O sangrento desembarque norte-americano na praia Omaha. Durante a invasão, cerca de 4.000 homens aliados foram mortos e cerca de 5.000 feridos. A maioria das baixas foram causadas por fogo de metralhadoras, e morteiros alemães. Infelizmente, devido á confusão do assalto, muito soldados desembarcaram nas praias erradas, ou em águas muito profundas, sendo vítimas de afogamento.

1944: – Inicia-se o Dia D na Segunda Guerra Mundial com o desembarque na Normandia de 155 mil homens, 14.200 barcos, 600 navios, e milhares de aviões, o que fez inverter materialmente o curso da guerra. Á partir deste desembarque na costa francesa, ao mesmo tempo em que no Front Oriental desenvolvia-se uma pesada ofensiva soviética, os aliados avançariam até Berlim.

1985: – Em Embu das Artes, a polícia exuma os restos de Wofgang Gerhard par aprovar que se tratava do médico genocida nazista Josef Mengele.

2001: – Um jurado de Los Angeles condena a empresa de cigarros Philip Morris, produtora do famoso cigarro Marlboro, a pagar 3 milhões de dólares a um fumante de 56 anos com câncer irreversível no pulmão.

Deixe uma resposta