10 de março

1208: – O papa Inocêncio III proclama a guerra santa contra os cátaros. Estes eram hereges que centralizavam suas ações na cidade de Albi, motivo pelo qual eram chamados também de albigenses.

1649: – É criada a Companhia Geral de Comércio para o Brasil, que recebe o monopólio das transações comerciais.

1791: – O papa Pio VI ameaça com severas penas aos religiosos que jurarem à cismática Constituição civil do clero, na França.

1793: – Durante a diabólica Revolução Francesa, é criado o Tribunal Révolutionário em Paris.

1826: – Falece Dom João VI, em Portugal. Assume a Regência a Infanta Isabel Maria.

1839: – Lin Zexu, alto comissário imperial em Cantão, na China, obriga os estrangeiros a entregar todo o ópio que possuem. A Inglaterra envia uma expedição naval, e começa a Guerra do Ópio. A paz será restabelecida em agosto de 1842, com a entrega de Hong Kong aos britânicos.

1862: – Primeira emissão de papel-moeda, nos Estados Unidos. Começa a circulação das notas de cinco, dez e 20 dólares.

1905: – Começa a batalha de Mukden entre japoneses e russos, que dura 15 dias, e é ganha pelos primeiros. Há elevadas perdas de ambas partes. O fato foi extremamente prejudicial à popularidade do czar Nicolau II, já em delicada situação perante a opinião pública.

1906: – Na França ocorre a catástrofe de Courrières, a pior tragédia mineira da Europa, na qual morrem 1099 operários.

Acordo de Munique ou política do “ceder para não perder”. Da esquerda para direita: Neville Chamberlain, Édouard Daladier, Adolf Hitler, Benito Mussolini e Galezzo Ciano, logo após a ssinatura do Pactod e Munique.

1932: – Sigmund Freud publica sua “Introdução à Psicanálise”.

1939: – Hitler ordena a invasão de Praga, desrespeitando o Acordo de Munique.

1940: – No semanário “O Legionário”, o Prof. Plinio publica o artigo: “A luta contra o comunismo deve ser mais tenaz, mais nítida, mais irredutível do que nunca”.

1945: – A aviação americana lança 2 mil toneladas de bombas incendiárias sobre Tokyo, arrasando uns 15 quilômetros cuadrados da cidade, deixando atrás 250 mil edifícios destruídos, e 100 mil mortos. Nos dias seguintes, os americanos levarão a cabo operações similares contra as cidades de Nagoya, Osaka e Kobe.

1952: – Fulgêncio Batista dirige um golpe de Estado, tomando o poder em Cuba.

1955: – Nikita Kruchev é nomeado Secretário Geral do Partido Comunista na URSS.

1970: – No Chile, 860 camponeses assinam a declaração da TFP chilena, “La reforma agraria no es una ventaja para la clase obrera”.

1985: – Morte do dirigente comunista Tchernenko, factótum da URSS.

1987: – Na cidade do Vaticano o papa João Paulo II condena a fecundação in vitro, a inseminação artificial e os ventres de aluguel.

1992: – O Prof. Plinio promove, entre os membros da TFP, uma adoração ao Santíssimo Sacramento pelo 1º ano da independência lituana

1996: – O Vaticano restabelece relações diplomáticas plenas com a Líbia. Os Estados Unidos protestam.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here