11 de setembro

1835: – Os chamados “rebeldes farroupilhas”, proclamam unilateralmente a “República Rio Grandense”, também chamada de República de Piratini, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, durante a chamada Guerra dos Farrapos. Essa república separatista estendeu-se de 20 de setembro de 1835, a 1º. de março de 1845, e inspirou outros movimentos separatistas como a Revolução Liberal, em 1842, em São Paulo, e a Sabinada, na Bahia, em 1835.

1970: – TFPs da América do Sul difundem o manifesto do Presidente do Conselho Nacional da TFP brasileira, Plinio Corrêa de Oliveira, “Toda a verdade sobre as eleições no Chile”. São distribuídos 550.000 exemplares no Brasil, em 50 cidades, 250.000 na Argentina, e 50.000 na Colômbia.

1971: – Falece neste dia Nikita Kruschev, um dos sanguinários ditadores da União Soviética.

1973: – Militares chilenos atacam o palácio presidencial de La Moneda, tomando o Poder. Allende, segundo a versão mais aceita de sua morte, suicidou-se no próprio palácio, pelo que consta, com arma que lhe fora dada por Fidel Castro.

1975: – A TFP chilena denuncia, no manifesto “Alegria, vigilância e esperança”, o otimismo e a falsa paz que reina no segundo aniversário da queda de Allende.

1983: – Em um encontro ecumênico em Viena, João Paulo II faz uma das primeiras auto-críticas das “culpas” da Igreja.

Atentado islâmico aos valores do Ocidente dito cristão, ainda não apendemos a lição, pois, continuamos a acolher a fera que nos devorará. AFP PHOTO/Seth McCallister

2001: – Nos Estados Unidos, num ataque terrorista sem precedentes, coordenado pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, dois aviões de passageiros, um da American Airlines, e outro da United Airlines, se chocam, com alguns minutos de intervalo um do outro, contra as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Morrem cerca de 2.900 pessoas. No mesmo dia, dois outros aparelhos despencam-se um, da American Airlines sobre o Pentágono, e outro, da United Airlines, num descampado perto de Shanksville, na Pensilvânia. Analistas dizem que, esses atentados marcaram uma nova era com relação ao terrorismo islâmico.

2002: – são detonadas três bombas terroristas na estância balneária de Bali. O atentado faz 202 mortos.

Deixe um comentário!