12 de setembro

Em setembro de 1968, a TFP comemora, na Casa de Portugal em São Paulo, o término de sua campanha, em que 1.600.000 brasileiros pediam providências a Paulo VI contra a infiltração comunista na Igreja. Foi o maior abaixo-assinado da História do Brasil

1683: – Viena é liberada após heróica vitória de Jan Sobieski, rei da Polônia, contra os maometanos, depois de dois meses de cerco da cidade pelo Império Otomano. Essa batalha é considerada decisiva pois, depois dela, os turcos deixaram de ser uma ameaça para o mundo cristão.

1953: – Nikita Kruschev é eleito primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista da URSS

1968: – Tem lugar, no auditório da Casa de Portugal, em São Paulo, a grande sessão de encerramento da campanha da Reverente e Filial Mensagem, ao Papa Paulo VI, a respeito da ostpolitik vaticana com países comunistas. Em 58 dias são coletadas 1.600.368 assinaturas em 229 cidades brasileiras.

2006: – O Papa Bento XVI, numa palestra na Universidade de Ratisbona, cita um diálogo do século XIV entre um erudito, um persa e o imperador bizantino, que inclui acusações ao Islã. O que provoca forte reação da parte dos muçulmanos em várias partes do mundo.