Efemérides – 12/07

0

1191: – Durante a Terceira Cruzada, a guarnição de Saladino se rende a Filipe Augusto, pondo fim ao cerco de dois anos de Acre.

O jornalista revolucionário Camilo Desmolins.

1789: – O jornalista revolucionário Camilo Desmoulins faz discurso em resposta à demissão do Ministro das Finanças Jacques Necker, no dia anterior. Esse discurso animou o populacho revolucionário a levantar-se em armas para começar a Tomada da Bastilha dois dias depois.

1790: – Durante a diabólica Revolução Francesa, a revolucionária Assembléia Constitucional da França aprova a cismática Constituição Civil do Clero, que obriga todos os religiosos a ela prestarem juramento.

1901: – Santos-Dumont, realizando uma das primeiras experiências com o seu balão dirigível nº 5 com motor a gasolina, partiu de Saint-Cloud e contornou a Torre Eiffel, dando uma demonstração de que havia dominado o problema da dirigibilidade.

1920: – Inauguração do Canal do Panamá.

1982: – O filme ocultista “E.T”. – O Extraterrestre –, de Steven Spielberg, quebra o recorde de bilheteria ultrapassando os 100 milhões de dólares em vendas nos primeiros 31 dias de exibição.

1996: – O Palácio de Buckingham anuncia o acordo de divórcio firmado entre os príncipes Charles e Diana de Gales.

1997: – O professor desempregado Leonardo Teodoro de Castro, principal suspeito pelo atentado a bomba contra o vôo TAM 283, de Vitória a São Paulo, é atropelado por um ônibus na avenida Santo Amaro em São Paulo. A explosão abriu um buraco na fuselagem de 2 metros de diâmetro. O passageiro sentado ao lado, na poltrona 18E, foi ejetado para fora da aeronave pelo buraco. Contudo, a tripulação da aeronave conseguiu de forma bem-sucedida realizar o pouso de emergência em São Paulo.

2006: – Têm início a Guerra do Líbano.

2017: – O ex-presidente Lula é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex e Lava-Jato.

Deixe uma resposta