Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 13/08


O rei Luis XVI encarcerado no Templo, junto com dua família, em 1792.
A família real encarcerada no Templo. Ao fundo, revolucionários jacobinos entram nos então aposentos reais.

1792: – Durante a diabólica Revolução Francesa, a família real é encarcerada na prisão do Templo.

1822: – Dom Pedro I nomeia sua esposa Dona Leopoldina chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil.

1920: – Forças polonesas resistem e derrotam o exército soviético, na Batalha de Varsóvia, durante a Guerra Polaco-Soviética.

1930: – Seringueiros, pescadores e indígenas brasileiros relatam “bolas de fogo” que caíram do céu na zona rural de Atalaia do Norte (AM), fato que posteriormente ficou conhecido como o Tunguska brasileiro. Tunguska refere-se à queda de um objeto celeste na Sibéria em junho de 1908, cuja explosão devastou uma área de milhares de quilômetros quadrados. Não se sabe ainda sua origem.

1937: – Fundação da União Nacional de Estudantes, UNE, que teria uma orientação manifestamente esquerdista.

1946: – Fundada a Universidade Católica de São Paulo.

1961: – Início da construção do Muro de Berlim, que teria 166 km de comprimento cercando Berlim Ocidental, dividindo assim a capital alemã em dois. O muro continha cercas elétricas, fortificações e postos de guarda. Ao seu redor foram colocadas minas. O sinistro Muro será derrubado no dia 9 de novembro de 1989.

2006: – No aniversário de 80 anos de Fidel Castro que estava num longo silêncio, o diário oficial cubano “Juventude Rebelde” publica suas primeiras fotografias depois de uma operação cirúrgica.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados