Efemérides – 17/12

0
Admiral Graf Spee afundando lentamente, após sua destruição e abandono da tripulação.

1538: – O Sumo Pontífice Paulo III excomunga o rei Henrique VIII, por seu divórcio de Catarina de Aragão, e por se ter intitulado Cabeça da Igreja na Inglaterra, num cisma contra Roma.

1637: – Rebelião de Shimabara. Revolta de camponeses japoneses, na sua maioria católicos, entre 1637 e 1638, contra a perseguição religiosa. O líder da rebelião, Amakusa Shiro, é decapitado, e a perseguição ao cristianismo torna-se asperamente severa. A política de isolamento do Japão é reforçada, e a perseguição aos cristãos continuará até 1850.

Danos do combate no cruzador inglês HMS Exeter, em 1939, após o confronto contra o couraçado alemão Admiral Graf Spee.

1939: – Ocorre a primeira grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial, entre as marinhas inglesa e alemã, próximo ao estuário do Rio da Prata. Nela, o famoso couraçado de bolso alemão Admiral Graf Spee é afundado.

1941: – Os Estados unidos declaram formalmente guerra ao Japão, após o ataque japonês a Pearl Harbor, em 07 de dezembro.

1969: – A Força Aérea dos Estados Unidos encerra o Projeto Livro Azul, de investigação sobre discos voadores.

1983: – A TFP chilena publica réplica ao Arcebispado de Santiago: “¡No cruce los brazos, Monseñor!”, por ter o prelado procurado elidir a questão da infiltração comunista no clero.

1994: – Fundação do Mercosul, imitação cabocla da União Europeia.

Deixe uma resposta