Efemérides – 18/01

0
O avião de Eugene Ely pousa no convés do USS Pennsylvania, 1911.

1901: – A encíclica Graves de communi proíbe o uso da expressão democracia-cristã.

Eugene Ely aproxima-se com seu avião do convés do USS Pennsylvania. Esta foi a primeira vez que uma aeronave pousava em um navio, da qual mais tarde surgiria a ideia dos porta-aviões.

1911: – Eugene Ely aterrissa no convés do USS Pennsylvania ancorado na Baía de São Francisco, a primeira vez que uma aeronave pousa em um navio.

1919: – Inicia-se a Conferência de Paz de Paris, para discutir as condições que seriam estabelecidas aos países derrotados da Primeira Guerra Mundial.

1960: – João XXIII recebe delegação judaica da B’nai B’rith, que agradece a ele a eliminação do apelativo perfidus aplicado aos judeus, durante séculos, na Liturgia de Sexta Feira Santa.

1970: – No centenário da declaração da infalibilidade papal ocorrida no Concílio Vaticano I, Hans Küng publica o livro “Infallible? An Inquiry”, em que esmiúça e rejeita o caráter infalível de qualquer decisão papal e da Cúria.

2000: – O papa João Paulo II abre a Porta Santa da basílica de Sao Paulo fuori le mura, com o arcebispo anglicano de Cantuária, o metropolita cismático de Constantinopla, e representantes de 22 “igrejas”.

– O top-less é liberado no Rio de Janeiro. A medida se generaliza no Brasil.

Deixe uma resposta