18 de março

1314: – O último Grão Mestre dos Templários, Jacques de Molay, é queimado vivo numa fogueira por ordem de Felipe IV da França. Este pérfido rei, que estava profundamente em débito com os Templários, fez arrestar Molay e muitos outros templários franceses, e os torturou até que fizeram falsas confissões para os condenar. Quando depois, Molay se retratou de sua falsa confissão, foi condenado à morte por perjuro.

1848: – É publicado em Londres o Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels. O partido era então uma sociedade secreta.

1865: – O Paraguai, de Solano Lopez, declara guerra à Argentina.

1871: – Em Paris, Adolfo Thiers, presidente da República, ordena a evacuação da Comuna de Paris, primeira tentativa da criação e implantação de um governo socialista na França.

1903: – Na França é decretada a dissolução das ordens religiosas não autorizadas, num grande episódio da separação do Estado da Igreja.

1906: – Em Montesson, cerca de Paris, o rumeno Traian Vuia logra fazer voar o primeiro avião auto propulsionado mais pesado que o ar. O avião dos irmãos Wright, que voou três anos antes, requeria uma catapulta para iniciar o vôo.

1937: – Na Cidade do Vaticano, Pio XI faz publicar sua encíclica Divini Redemptoris, contra o ateísmo marxista-leninista.

1940: – Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler e Mussolini formam uma aliança contra a França e o Reino Unido.

1955: – Morre o cientista Albert Einstein.

1962: – Com os Acordos de Evian é assinado um armistício entre o Governo Provisório da República da Argélia e a França, que se traduziu pelo cessar fogo aplicado a todo o território argelino a partir do dia seguinte. A independência do país africano dar-se-á no dia 3 de julho quando ele será entregue aos revolucionários árabeizantes pró soviéticos.

Invasão russa na península da Crimeia ocorreu de forma planejada e sigilosa. Cumplicidade das forças do Ocidente.

1965: – O cosmonauta soviético Aleksei Leonov torna-se o primeiro homem a caminhar no espaço.

1978: – Em seu segundo manifesto público, a TFP francesa alerta: “La France s’est dérobée de l’abîme au premier tour. Il faut qu’elle fasse de même au deuxiême”.

1990: – O ditador comunista Fidel Castro fala em São Paulo para 1200 líderes das Comunidades Eclesiais de Base, então menina dos olhos da Igreja progressista.

2014: – Em Moscou, assina-se a reincorporação da Criméia à Rússia.

Deixe um comentário!