21 DE MAIO

1871: – Adolfo Thiers, primeiro ministro francês, lança 100 mil homens contra Paris, que estava sob o controle da Comuna, com ordem de submetê-la a sangue e fogo. Apesar da resistência, os revoltosos acabam porém sujeitando-se, sendo fuzilados em massa. Paris ficará livre no dia 28.

1951: – Na Hungria comunista são encarceradas 65 mil pessoas pelo único crime de terem formado parte da antiga burguesia.

1968: – Na França, no Maio 1968, dez milhões de cidadãos acodem à convocatória de greve, e se produzem importantes enfrentamentos entre estudantes e policiais.

1972: – Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, um demente com um martelo atinge o rosto da Virgem da Piedade, esculpida em 1499 por Miguel Angel.

A TFP realiza romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida feita em desagravo ao atentado que despedaçou a milagrosa imagem.

1978: – Peregrinação de 500 membros da TFP a Aparecida em desagravo ao sacrílego atentado contra a imagem Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

1995: – Em Olomuc, mea culpa de João Paulo II pelos “erros e pecados” contra os protestantes, “excessos” da Contra-Reforma e da Inquisição .

2018: – Início da greve dos caminhoneiros no Brasil durante o governo de Michel Temer, contra os reajustes frequentes e sem previsibilidade mínima nos preços dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, realizados pela estatal Petrobras com frequência diária, pelo fim da cobrança de pedágio por eixo suspenso, e pelo fim do PIS/Cofins sobre o diesel. A greve terminou oficialmente no dia 30 de maio com a intervenção de forças do Exército e Polícia Rodoviária Federal para desbloquear as rodovias.

Deixe uma resposta