Efemérides – 23/02

0
O segundo hasteamento da bandeira americana pelos fuzileiros navais em Iwo Jima, 1945.

1812: – Napoleão Bonaparte renega a Concordata com o Papa.

1903: – Cuba arrenda aos Estados Unidos, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.

1905: – É fundado em Chicago o Rotary Club, espécie de maçonaria branca.

1911: – Os bispos portugueses contestam as medidas da Primeira República: a Lei do divórcio, a criação do registro civil, o fim do juramento religioso nos tribunais e a expulsão das Congregações religiosas.

Ao contrário do que se pensa, ocorreram dois hasteamentos da bandeira dos EUA em Iwo Jima, no dia 23. Acima, a primeira bandeira americana já hasteada.

1945: – A bandeira dos Estados Unidos é hasteada no cume do Monte Suribachi, em Iwo Jima. No exato momento em que os fuzileiros levantam a bandeira, são registrados em uma das fotografias mais famosas da guerra. Logo após, foi celebrada uma missa no local do hasteamento. Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=XFDjTl-vqC8&ab_channel=InstitutoPlinioCorr%C3%AAadeOliveira

1974: – O programa “A Voz das Forças Armadas”, na Rádio Portugal Livre, anuncia o apoio ao Movimento dos Capitães, “para que o fascismo e as guerras coloniais desapareçam do nosso país”.

1976: – A Rádio Moscou, no programa “Escucha Chile”, ataca furiosamente o livro da TFP chilena “La Iglesia del Silencio en Chile”, e defende os bispos e clero esquerdistas.

Deixe uma resposta