Efemérides – 23/05

0

1179: O papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum, em que reconhece o Condado Portucalense como reino independente.

Santa Joana D’Arc capturada pelos borgonheses, aliados dos ingleses, e a eles entregue.

1430: – Santa Joana d’Arc é capturada pelos borgonheses, aliados dos ingleses, e a eles entregue.

1493: – Com cédula dos Reis Católicos, é ordenado o envio ao Novo Mundo de vinte cavalos e cinco éguas escolhidos no reino de Granada, dando a origem aos cavalos na América.

1498: – Em Florença, a Inquisição queima o monge Savonarola na praça pública. Ele foi, em certo sentido, um precursor de Lutero.

1533: – Na Inglaterra, o episcopado comprado pelo rei Henrique VIII e tornado cismático, anula seu válido casamento com a rainha Catarina de Aragão.

1536: – No reinado de D. João III, é instituída em Portugal, pelo Papa Paulo III, a Inquisição.

1822: – Começam as obras da primeira via férrea no mundo, entre as cidades inglesas de Stockton e Darligton, com 40 km de extensão.

1836: – É fundado em Montevidéu o “Corpo dos Serenos”, que durante mais de meio século constituiu a polícia noturna da cidade.

1924: – Na URSS, realiza-se o XIII Congresso do Partido Comunista, no qual condenam as teses de Trotski e da oposição esquerdista.

1929: – É lançado o primeiro desenho animado falado de Mickey Mouse.

1932: – Revolução Constitucionalista no Brasil: são mortos os estudantes paulistas Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, que dão origem à sigla “M.M.D.C.”, utilizada como bandeira pelos paulistas.

1941: – Durante a II Guerra Mundial, o rei Jorge V, da Grécia, e seu governo, se trasladam da ilha de Creta para o Cairo, na iminente invasão alemã da Ilha.

1945: – Nos fins da Segunda Guerra Mundial, o cabeça das SS alemãs, Heinrich Himmler, suicida-se enquanto é custodiado pelos Aliados.

1949: – Em Bonn, promulga-se a Lei Fundamental, com a qual se funda a República Federal Alemã.

1962: – O ex-general francês Raul Salan é condenado por um tribunal militar a cadeia perpétua, pelo golpe de Estado dos “generais da Argélia”, que visava impedir que o país africano caísse nas mãos dos revolucionários pro-Rússia.

1963: – Fidel Castro recebe o título de “herói da União Soviética”.

1986: – Os ministros da Defesa da NATO dão luz verde à produção norte-americana de novas armas químicas.

1995: – No campo da informática, a empresa Sun desenvolve oficialmente a linguagem de programação Java.

2006: – É inaugurada a Torre 7, o primeiro edifício reconstruído na “zona zero” de Nova Iorque, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

2008: – É assinado em Brasília o tratado constituinte da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), comunidade política e econômica integrada por doze países sul americanos. Sua secretaria permanente será em Quito.

– Cerca de 3.000 pessoas, entre indígenas e ativistas de movimentos ambientalistas e sociais, participam, em Altamira, no oeste do Pará, de um ato público contra a construção, no rio Xingu, da hidroelétrica de Belo Monte.

– Morre em Manaus o senador Jefferson Peres, referência ética do Senado brasileiro e autor do relatório que levou à demissão do presidente daquele órgão Renan Calheiros, pela alegada ligação a casos de corrupção.

2010: – A British Petroleum aceita pagar a indenização de 75 milhões de dólares pela contaminação causada pela explosão e posterior afundamento de uma de suas plataformas no Golfo do México.

2012: – A Gendarmeria da Cidade do Vaticano detém o mordomo do papa Bento XVI, Paolo Gabriele, por supostamente desvelar documentos secretos. Começa o caso Vatileaks.

2015: – Em El Salvador, o papa Francisco beatifica o controvertido arcebispo de San Salvador, Oscar Romero, que foi morto por um franco atirador durante uma Missa no dia 24 de março de 1980.

Deixe uma resposta