24 DE MAIO

João Ramalho. Fragmento da pintura de José Wasth Rodrigues

1562: – A Câmara e o povo da vila de São Paulo elegem João Ramalho Capitão das forças que têm que ir à guerra aos índios do Paraíba. Esse aventureiro e explorador português, que viveu quinze anos entre os índios tupiniquins, teve um papel importante na aproximação pacífica entre os silvícolas e portugueses, principalmente com a chegada de Martim Afonso de Sousa no Brasil, com quem se encontrou no território de São Vicente, e com quem teve uma grande amizade.

1866: – Durante a Guerra da Tríplice Aliança, ocorre a primeira Batalha de Tuiuti entre as forças aliadas do Brasil, Argentina e Uruguai, e as do Paraguai, nos pântanos do Lago de Tuiuti, naquele país. Essa foi a maior batalha ocorrida na América do Sul. Ficaram no campo de batalha 16 mil homens, entre mortos e feridos. Nela as forças brasileiras venceram as paraguaias sob o comando do General Osório, o grande herói brasileiro durante a batalha.

1995: – Em manifesto no Washington Times, a TFP americana protesta contra a nova política anti-balseiros do presidente Clinton.

Deixe uma resposta