23 de julho

1781: – Em Cádiz, na Espanha, zarpa uma esquadra espanhola destinada a resgatar a parte da ilha de Menorca que estava em poder dos britânicos havia vinte anos.

1906: – É inaugurado no Rio de Janeiro o I Congresso Pan-americano.

1914: – A Áustria dá um ultimato à Sérvia depois do atentado de Sarajevo contra o arquiduque Francisco Fernando. É o primeiro passo para uma conflagração européia.

1917: – O Primeiro Ministro britânico David Lloyd George declara que “a paz é possível com o povo alemão, mas não com seu regime autoritário”.

1932: – Faleceu em Guarujá, Estado de São Paulo, o Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Heroica defesa do Alcácer de Toledo contra o ataque de comunistas provenientes do mundo inteiro.

1936: – Em Toledo, durante a Guerra Civil espanhola, o general José Moscardó se nega a render o Alcácer de Toledo, sitiado por milícias comunistas, em troca da vida de seu filho, que é fuzilado durante o assédio do Alcácer.

1945: – Começa na França o processo contra o marechal Pétain.

1952: – Um golpe militar força a demissão do rei Faruk, do Egito, cujo filho de sete meses, Fuad, é nomeado novo rei. O general Ali Naguib preside o novo Governo militar.

1962: – Realiza-se a primeira transmissão televisiva da Europa para a América via satélite.

1966: – Publicação da “Respeitosa defesa em face de um comunicado da Veneranda Comissão Central da CNBB — Filial convite ao diálogo”, patenteando a injustiça da nota da entidade contra a TFP, em plena campanha contra o divórcio.

1967: – Em referendo em Porto Rico, ganham os partidários do Estado Livre Associado com os Estados Unidos.

1983: – A TFP distribui 1 milhão do manifesto contra o divórcio.

1985: – Estados Unidos e China assinam acordo de colaboração nuclear com fins pacíficos. Ronald Reagan recebe na Casa Branca o presidente comunista chinês, Li Xjannian.

1999: – Morre o rei Hassan II,do Marrocos, de pneumonia aguda. Sucede-lhe o príncipe Sidi Mohamed, que reina com o nome de Mohamed VI.

– Um aficionado dos simuladores de vôo sequestra um Jumbo 747 da companhia japonesa ANA com 517 ocupantes, e mata o piloto por negar-se a desviar a rota para a base dos Estados Unidos em Yokota.

2013: – Francisco I realiza sua primeira viagem a São Paulo.

Deixe uma resposta