Efemérides – 24/12

0
Soldados britânicos e alemães jogando durante a Trégua de Natal, em 1914.

1801: – O imperador Francisco I, da Áustria, proíbe Franz Joseph Gall – investigador do cérebro – a dar aulas, por sua doutrina conduzir ao materialismo.

Militares ingleses e alemães conversam descontraidamente, durante a trégua em meio à guerra. Muitos destes soldados não desejaram mais combater aqueles que antes desejavam apenas matar.

1914: – Durante a Primeira Guerra Mundial as tropas alemães e britânicas em combate fazem breve trégua, celebrando o Natal. O fato, conhecido como a “Trégua do Natal”, foi cantado na literatura e no cinema.

1964: – A TFP brasileira protesta contra o “Estatuto da Terra”, do general Castello Branco, publicando o “Manifesto ao povo brasileiro sobre a Reforma Agrária”.

1979: – A URSS invade o Afeganistão. O presidente do país, Hafizullah Amin, deposto e executado, é substituído por Babrak Karmal.

2006: – A imprensa chilena divulga a carta póstuma de Augusto Pinochet, em que o antigo ditador justifica o golpe militar que o levou ao poder em 1973 e lamenta os danos que provocou.

Deixe uma resposta