24 DE OUTUBRO

1929: “Quinta-feira negra” na Bolsa de Nova Iorque. As cotações descem e, numa só sessão, são transacionadas 13 milhões de ações. Cinco dias mais tarde o pior acontece.

1930: Revolução de 1930: Getúlio Vargas e suas tropas derrubam a República Velha e o então presidente Washington Luís.

1940: Pétain oficializa a colaboração com Hitler encontrando-o em Montoire.

1945: é criada a Organização das Nações Unidas

1956: 1º ataque soviético contra a insurreição anti-comunista húngara. É rechaçado.

1961: Debate do Presidente do Conselho Nacional da TFP, Professor Plinio Corrêa de Oliveira, com o esquerdista Paulo de Tarso, no programa Grande Juri da TV Tupi, sobre Socialismo Cristão.

1962: começa o bloqueio a Cuba, pelas forças norte-americanas. Em causa, a base de mísseis da URSS existente na ilha.

Fidel e Allende, companheiros de viagem.

1970: o comunista Salvador Allende, da Unidade Popular, assume a Presidência da República do Chile, por terem os delegados democrata-cristãos o elegido.

1984: no Chile, publicados os comunicados: “Persecución ideológico-religiosa en Venezuela: nube negra baja sobre el país hermano”, sobre a perseguição que os membros da TFP estavam sofrendo naquela país; e “El Kremlin deja caer la máscara y canta victoria”, sobre a satisfação manifestada pelos soviéticos por esse motivo.

1995: o Diario Las Américas publica manifesto: “Los cubanos desterrados apelan a Juan Pablo II: ¡Santidad, protegednos de la actuación del Cardenal Ortega!”

1996: Documento vaticano condena os embargos econômicos a Cuba e Iraque.

2008: A nave espacial Soyuz, com uma tripulação russo-norte-americana, aterra em segurança na região centro-norte do Cazaquistão.

2015: encerramento Sínodo da Família expõe profundas rachaduras na cúpula da Igreja, mas aprova ambíguo Relatório Final objeto da discórdia universal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here