24 DE OUTUBRO

1929: “Quinta-feira negra” na Bolsa de Nova Iorque. As cotações descem e, numa só sessão, são transacionadas 13 milhões de ações. Cinco dias mais tarde o pior acontece.

1930: Revolução de 1930: Getúlio Vargas e suas tropas derrubam a República Velha e o então presidente Washington Luís.

1940: Pétain oficializa a colaboração com Hitler encontrando-o em Montoire.

1945: é criada a Organização das Nações Unidas

1956: 1º ataque soviético contra a insurreição anti-comunista húngara. É rechaçado.

1961: Debate do Presidente do Conselho Nacional da TFP, Professor Plinio Corrêa de Oliveira, com o esquerdista Paulo de Tarso, no programa Grande Juri da TV Tupi, sobre Socialismo Cristão.

1962: começa o bloqueio a Cuba, pelas forças norte-americanas. Em causa, a base de mísseis da URSS existente na ilha.

Fidel e Allende, companheiros de viagem.

1970: o comunista Salvador Allende, da Unidade Popular, assume a Presidência da República do Chile, por terem os delegados democrata-cristãos o elegido.

1984: no Chile, publicados os comunicados: “Persecución ideológico-religiosa en Venezuela: nube negra baja sobre el país hermano”, sobre a perseguição que os membros da TFP estavam sofrendo naquela país; e “El Kremlin deja caer la máscara y canta victoria”, sobre a satisfação manifestada pelos soviéticos por esse motivo.

1995: o Diario Las Américas publica manifesto: “Los cubanos desterrados apelan a Juan Pablo II: ¡Santidad, protegednos de la actuación del Cardenal Ortega!”

1996: Documento vaticano condena os embargos econômicos a Cuba e Iraque.

2008: A nave espacial Soyuz, com uma tripulação russo-norte-americana, aterra em segurança na região centro-norte do Cazaquistão.

2015: encerramento Sínodo da Família expõe profundas rachaduras na cúpula da Igreja, mas aprova ambíguo Relatório Final objeto da discórdia universal.