28 de fevereiro

1688: – Carta Régia de Portugal restabelece a escravidão e a guerra justa contra o índio.

1876: – O exílio do príncipe Carlos VII põe um fim desastroso à 3ª guerra carlista.

1933: – Na sequência do incêndio ao Parlamento alemão, na véspera, o Governo nazista de Adolf Hitler suprime as liberdades civis na Alemanha.

1943: – II Guerra Mundial. Comandos da Resistência Norueguesa à ocupação alemã atacam a produção de água pesada da indústria nazista, essencial para a construção da bomba atômica.

1972: – Nixon assina em Xangai acordo para normalização de relações com a China comunista.

1976: – A TFP chilena responde à Rádio Moscou com o comunicado: “Verdugos de los católicos rusos se levantan en favor de la Jerarquía eclesiástica chilena”.

1986: – Assassinato do primeiro-ministro sueco Olof Palme, figura chave da social-democracia européia, pioneiro do chamado Estado Social do pós-Guerra.

1991: – Guerra do Golfo. O presidente norte-americano George Bush anuncia o cessar-fogo. Após sua rendição, Saddam Hussein é entregue à ONU.

28 de fevereiro de 2013 Card. Joseph Aloisius Ratzinger desce do trono pontifício.

1993: – O FBI assalta a herdade de Waco, Texas, onde se fecharam os membros da seita Davidiana, 51 dias antes. Morrem dez pessoas.

2013: – O Papa Bento XVI encerra seu pontificado de oito anos com sua inédita renúncia, o que não ocorria havia seiscentos anos. Recolhe-se então em Castelgandolfo.

Deixe um comentário!