Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 28/06


1712: – Nascimento de Jean-Jacques Rousseau em Genebra. Filósofo, teórico político e escritor iluminista, suas idéias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante “O Contrato Social”, desenvolve sua concepção de que a soberania reside no povo.

O arquiduque da Áustria Francisco Fernando e sua esposa, Sofia Chotek, momentos antes do fatídico assassinato, que resultaria como estopim da tremenda guerra que iria desencadear no mesmo ano.

1914: – Em Sarajevo, o anarquista Gavrilo Princip assassina o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, Sofia Chotek. Isto será a espoleta da Primeira Guerra Mundial.

1919: – Tratado de Versailhes extingue os impérios austro-húngaro, alemão, russo e otomano, no fim da I Guerra Mundial. Por esse Tratado, a França anexa as regiões da Alsácia e da Lorena, junto com as cidades de Estrasburgo e Metz, anexação essa reconhecida pela Alemanha.

1931: – Primeiro artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em O Século, no qual, escreveu durante mais de um ano a “Nota da Semana”. Depois foi redator chefe do órgão.

1986: – O Prof. Dr. Plinio envia telex sobre a situação nacional a João Paulo II pouco antes da visita em que o presidente Sarney buscava um aval pontifício para a Reforma Agrária no Brasil. O presidente saiu da entrevista com o Pontífice em prantos.

2000: – Depois de muita polêmica, o menino balseiro Elián Gonzalez regressa à Cuba comunista com seu pai, partidário do regime, depois de permanecer sete meses nos Estados Unidos, e ser objeto de uma batalha legal, familiar e política por sua custódia.

2007: – Na Colômbia, 11 dos 12 deputados que foram sequestrados em 11 de abril de 2002 pelas FARCs, são assassinados por elas.

2009: – Derrota eleitoral dos Kirchner, na Argentina, em todos os pontos, põe fim a um governo socializante absoluto de ambos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados