28 DE JUNHO
1712: – Nascimento de Jean-Jacques Rousseau em Genebra. Filósofo, teórico político e escritor iluminista, suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante “O Contrato Social”, desenvolve sua concepção de que a soberania reside no povo.
1914: – Em Sarajevo, o anarquista Gavrilo Princip assassina o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, Sofia Chotek. Isto será a espoleta da Primeira Guerra Mundial.
1919: – Tratado de Versailhes extingue os impérios austro-húngaro, alemão, russo e otomano, no fim da I Guerra Mundial. Por esse Tratado, a França anexa as regiões da Alsácia e da Lorena, junto com as cidades de Estrasburgo e Metz, anexação essa reconhecida pela Alemanha.
1931: – Primeiro artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em O Século, n qual, durante mais de um ano, escreveu “A Nota da Semana”. Depois foi redator chefe do órgão.
– A China comunista confisca as grandes propriedades territoriais e também às da Igreja.
1976: – A justiça angolana sentencia à morte mercenários britânicos e americanos que ajudavam a oposição anticomunista.
1986: – O Prof. Dr. Plinio envia telex sobre a situação nacional a João Paulo II pouco antes da visita em que o presidente Sarney buscava um aval pontifício para a Reforma Agrária no Brasil. O presidente saiu da entrevista com o Pontífice em pranto.
1997: – Em Valle Grande, na Bolívia, são achados os restos do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara e de alguns de seus companheiros, mortos em 1967.
2000: – Depois de muita polêmica, o menino balseiro Elián Gonzalez regressa à Cuba comunista com seu pai, partidário do regime, depois de permanecer sete meses nos Estados Unidos, e ser objeto de uma batalha legal, familiar e política por sua custódia.

2007: – Na Colômbia, 11 dos 12 deputados que foram sequestrados em 11 de abril de 2002, são assassinados pelas FARCs.
– Derrota eleitoral dos Kirchner, na Argentina, em todos os pontos, põe fim a um governo socializante absoluto de ambos.