28 de julho

1508: – Em Roma, uma bula do papa Júlio II concede aos Reis da Espanha o patronato sobre as igrejas da América.

1540: – Thomas Cromwell é executado por ordem de Henrique VIII sob alegação de traição. O rei se casa com sua quinta mulher, Catarina Howard, nesse mesmo dia. Dezesseis meses depois, ela foi decapitada sob a acusação de traição e adultério.

1794: – Os revolucionários Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris. Termina o Terror na Revolução Francesa.

1809: – Sir Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, derrota os exércitos de José Bonaparte na Batalha de Talavera.

1914: – O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia após o ultimato do dia 23 de julho relacionado com o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, iniciando a Primeira Guerra Mundial.

1924: – 800 foragidos iniciam longa marcha pelo Brasil, que deu na Coluna Prestes.

Fuzilamento da Imagem do Sagrado Coração de Jesus é a manifestação do ódio marxista à ordem estabelecida por Deus.

1936: – Guerra Civil de Espanha. As forças de Francisco Franco recebem os primeiros aviões enviados pela Alemanha nazista de Hitler e pela Itália fascista de Mussolini.

– Milicianos comunistas fuzilam a imagem do S. Coração de Jesus no Cerro de los Angeles (Madri).

1943: – Durante a II Guerra Mundial os britânicos bombardeiam a população civil de Hamburgo, causando 42 mil mortos entre homens, mulheres e crianças.

1945: – Um bombardeiro do exército norte-americano choca com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.

– Quase no fim da II Guerra Mundial, a aviação naval americana, com o apoio de aviões da British Pacific Fleet, ataca o Arsenal Naval de Kure e seus arredores, culminando com a destruição dos poucos remanescentes da Frota Imperial Japonesa em Kure.

1952: – Na Argentina, morre de câncer Eva Perón, mulher símbolo do peronismo do país.

1965: – Durante a Guerra do Vietnã, o presidente americano Lyndon B. Johnson anuncia que incrementará o número de soldados naquele país de 75 para 125 mil.

1972: – O presidente do México, Luis Echevarria, decreta a expropriação de 200 mil hectares de terras e sua distribuição entre os camponeses.

1981: – A TFP chilena denuncia tentativa do governo Pinochet de fazer passar uma reforma empresarial socialista autogestionária.

1982: – A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos cancela os fundos destinados a desenvolver, testar ou operacionalizar quaisquer armas nucleares que colidam com os acordos de Salt I e II.

1998: – É feito um acordo entre a BMW e a Vokswagen para repartir-se a marca britânica Rolls Royce.

2007: – O Congresso americano aprova uma lei antiterrorista, que enviou para o presidente George W. Bush, com várias recomendações da comissão que investigou os ataques de 11 de setembro de 2001.

2009: – O Comitê Judicial do Senado americano aprova a nomeação da juiz Sonia Sotomayor, o que a converte na primeira hispana magistrada do Tribunal Supremo do país.

2013: – Francisco I encerra a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, com um flash mob.

Deixe um comentário!