29 de julho

1595: – Maria Stuart casa-se com seu primo-irmão, Henrique Stuart, Lord Darnley, no palácio de Holyrood, em Edimburgo, na Escócia.

1588: – A Invencível Armada espanhola é derrotada pelos ingleses próximo à costa de Gravelines, na França.

1836: – Suprimem-se na Espanha, por decreto real, o dizimo católico, as primícias e outros benefícios desse tipo.

1846: – Nasce a Princesa Isabel, herdeira do trono do Império Brasileiro. Falecerá em 1921.

– As forças militares dos Estados Unidos, a mando de John C. Frémont, ocupam a cidade de San Diego, na Califórnia, sem encontrar resistência, em um importante passo para a conquista da Califórnia, que pertencia então ao México.

1886: – Lançamento do navio de guerra espanhol “Destructor”, ideado pelo marinheiro Fernando Villaamil, que serviu de modelo a todas as marinhas do mundo.

1900: – Em Monza, na Itália, o rei Humberto I é assassinado pelo anarquista Gaetano Bresci. É sucedido por Vitor Manuel III.

1904: – Ruptura das relações diplomáticas entre a França e a Santa Sé, pela proibição às congregações religiosas de administrar ensino no país.

1907: – O coronel britânico Robert Baden-Powell funda a organização dos “boy scouts” (escoteiros), no acampamento juvenil da ilha de Brownsea, na Inglaterra.

1914: – No início da I Guerra Mundial a Rússia inicia seus movimentos militares contra o Império Austro-Húngaro, em cumprimento das alianças com as potências européias.

1920: – É supressa a justiça militar na Alemanha.

1921: – Hitler é eleito por unanimidade na Assembléia do Partido Nacional Socialista Operário Alemão, celebrada em Munique. É o primeiro presidente do Partido.

1933: – Na Folha de São Paulo, primeira conferência do Prof. Robert Garric, propagandista das Équipes Sociales, portadoras dos erros que infectariam a Ação Católica.

1940: – II Guerra Mundial. Início da guerra-relâmpago (“blitzkrieg”) da Alemanha nazista contra o Reino Unido.

1957: – É criada a Agência Internacional de Energia Atômica.

1958: – O presidente americano Dwight D. Eisenhower assina o National Aeronautics and Space Act, que criará a NASA, logo após o lançamento do Sputinik 1 pela URSS.

1959: – O Mercado Comum adota a bandeira européia.

1975: – A OEA derroga o bloqueio imposto unilateralmente contra Cuba comunista em 1964.

1976: – D. Evaristo Arns e seus 8 bispos auxiliares protestam contra “A Igreja ante a escalada da ameaça comunista”.

1981: – Casamento do príncipe Charles, da Inglaterra, com Diana Spencer, assistido por 500 milhões de pessoas, e que depois acabaria em escandaloso divórcio.

1986: – Os presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín, e José Sarney, do Brasil, assinam em Buenos Aires os acordos econômicos de integração mútua, que servirão de base à futura criação do Mercosul.

1994: – O antigo primeiro-ministro socialista italiano Bettino Craxi, e o ex-ministro da Justiça Claudio Martelli, são condenados a penas de oito anos de prisão por corrupção.

1999: – Um inversor arruinado, Mark Barton, mata a tiros a 9 pessoas em um escritório de Atlanta, depois de assassinar a tiros três de seus familiares e antes de cometer suicídio.

2002: – Caças norte-americanos e britânicos bombardeiam um centro de comunicações no sul do Iraque.

2002: – Início da campanha da TFP contra o Plano Diretor, reforma urbana de São Paulo, promovido pela prefeita Marta Suplicy (PT).

2004: – Conclui-se o I Fórum Social das Américas, em Quito, de caráter esquerdista, com denúncias sobre a devastação da selva amazônica, o avanço do militarismo, e a invasão do Iraque.

Deixe uma resposta