30 de julho

1881: – Em Pretória, na África do Sul, é assinado um convênio pelo qual a Inglaterra outorga aos boers, de origem flamenga, uma república sob o protetorado britânico em assuntos exteriores.

1910: – O Governo espanhol, presidido por José Canalejas, suspende relações diplomáticas com a Santa Sé.

1918: – Termina a longa batalha do Marne, na I Guerra Mundial, com vitória aliada.

1920: – Tropas chilenas invadem o sul do Peru no conflito entre ambos países sobre a posse de Tacna e Árica.

1932: – Eleições na Alemanha: O partido nazista, de Adolf Hitler, duplica o número de lugares no Parlamento, mas não atinge a maioria. Hitler bloqueia o funcionamento das instituições, e lança uma campanha terrorista, apoiado nos batalhões das ASs.

1948: – O presidente húngaro moderado Zoltan Tildy não resiste à pressão de Moscou, e demite-se. É substituído por Arpád Szakasits, colaboracionista.

1956: – O presidente Dwight D. Eisenhower assina uma resolução do Congresso dos Estados Unidos autorizando o uso da frase In God We Trust como lema do país.

1968: – Publicada nos principais jornais chilenos a carta de Mons. Cifuentes, arcebispo emérito de La Serena, elogiando o Reverente e Filial Mensagem a Paulo VI.

1969: – Começam a proliferar nas praias espanholas os biquínis.

1976: – O rei João Carlos I decreta na Espanha uma anistia política que afeta a 500 pessoas encarceradas por sua ideologia.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (foto acima), segura um exemplar do manifesto “O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça- de-ponte?” publicado em 45 dos maiores e mais influentes jornais de 19 países da Europa, das Américas e da Oceania.

1982: – É publicado um resumo da mensagem contra o socialismo autogestionário de Mitterrand, no Reader’s Digest Internacional sob o título “O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-ponte?“.

1985: – O episcopado nicaragüense envia missiva à CNBB deplorando as intervenções esquerdistas de bispos brasileiros no seu país.

1987: – Apelo da TFP colombiana: “Rechazar con vigor la subversión marxista, un deber de fé y de patriotismo en esta era crucial”.

2000: – Hugo Chávez ganha as eleições presidenciais e legislativas na Venezuela, ganhando 99 das 165 cadeiras para a Assembléia Nacional, e 14 dos 23 governos estaduais.

2003: – A Vokswagen fabrica o último sedan, nosso Fusquinha, na cidade de Puebla, no México, encerrado a produção do mítico automóvel.

2013: – Bradley Manning, o soldado norte-americano acusado de transmitir vários milhares de documentos secretos ao portal WikiLeaks, é considerado culpado pela justiça militar de violar a Lei de Espionagem, mas não de “conluio com o inimigo”.

– O Tribunal Superior de Justiça da Galícia informa que o maquinista do trem que descarrilou em Santiago de Compostela e fez 79 mortos, estava falando ao telefone na ocasião do acidente.

Deixe uma resposta