Conforme noticiamos, o PL 7.672, mais conhecido como a “Lei da Palmada”, voltou a ser colocado em pauta na Câmara dos Deputados. Se aprovado, a lei visa colocar os pais de família e educadores no banco dos réus, proibindo o uso de “castigos corporais” “que resulte em dor” na educação das crianças.

Leia mais: Câmara volta a discutir sobre a “Lei da palmada”

No programa da Palavra Aberta da TV Câmara, a deputada relatora desse Projeto de Lei, Teresa Surita, disse que deseja ouvir todos os seguimentos possíveis da sociedade sobre o PL 7.672 .

Qual sua opinião, caro leitor, sobre a “Lei da Palmada”? Responda a enquete abaixo e convide seus amigos para opinar também.

30 COMENTÁRIOS

  1. Bel :

    É muito melhor meu filho levar umas palmadas em casa, do que crescer e apanhar na rua, porque se não apanhar agora e ser educado por nós pais, apanhará mais tarde.

  2. Contra agressão clara, de forma rotineira, por parte de pais desequilibrados, aí vale uma lei e JÁ EXISTE. É um absurdo um projeto de lei que quer considerar uma tapinha no bumbum, uma palmada como violência. Há de se diferenciar um pai ou mãe que um dia precisou dar palmada a fim de corrigir o filho de um erro, de pais descontrolados que vivem todo dia, toda semana e todo o mês batendo com violência em um filho, não só física, como verbalmente. Nesses casos, certamente eu denuciaria e serviria de testemunha em favor da criança. Considero, essa lei, interferência do Estado na famílias brasileiras, por isso não a aprovo como cidadão. A sociedade está lendo o projeto de lei, e dizer que uma palmada é crueldade e opressão como o texto do projeto diz é radicalismo.

  3. Um pai e uma mae que ama seu filho, nao ira dar palmada para espancar , vai dar palmadas para educar …… so uma pergunta eu tenho a fazer pq os pais nao podem dar palmadas , e depois que nossos filhos crescem se tornam marginais ai a policia pode bater ate matar ???????

  4. Eu não sou a favor dessa lei, porque nos respeitamos as leis porque se nos não respeitarmos nis vamos sofrer as consequencias por isso respeitamos. Se meu filho fas oque não pode eu vou “prendelo” em uma cela? Claro que não! Quando os pais dão palmada nos filhos e porque toda a conversa, castigo, etc… Ja falhou! Se esta lei for aprovada daqui a vinte anos a taxa de criminalidade vai subir tanto q nem o exercido vai poder conter os joven q foram criados sem respeitar ninquem, não apoio “espancar” mais uma palmada que os pais dão evita um futuro: espancamento dos puliciais, ou um detento a menos, um criminoso a menos no brasil, eu agradeço a meus pais as palmadas que tomei, porque graças a deus se eu merecer ainda hoje e meu pai vir me da umas palmadas eu baixo minha cabeça e apanho, foi as palmadas dele que me fizeram o homen respeitador e cumpridor das leis porque se numca tevesse colocado limite em min eu hoje estava roubando, matando, ou sabe lá deus oque…

  5. O principal ponto contra a lei da palmada é a intromissao exagerada do Estado na vida privada do cidadao, retirando o livre arbitrio e porque nao dizer, retirando a liberdade de escolha. A evoluçao deste interferencia é a tirania, com os governantes obrigando os outros a agirem como eles pensam, acabando com a LIBERDADE de expressao e de vida. O seculo XXI é o seculo do debate, a aceitaçao das diferenças e eu tenho o DIREITO, que é ao mesmo tempo DEVER, de ensinar o caminho que eu acho correto a meus filhos, que nao nascem sabendo falar ou pensar. Nao se intrometam na vida da familia.

  6. a popular palmadinha não mata não fere e nem deixa marcas se a autoridade não tem valor em nosso país tiremos juizes dos tribunais, os policiais das ruas e tambem solte os presos e não lhes deem o castigo devido e posso da uma sugestão biblica Pv3.12 o Senhor repreende aquele aquem ama assim como o pai ao a qeum qer bem se a repreenssão não da certo Pv29.17 castiga o teu filho e te fará descansar se o maior pscologo de todos os tempos repreende ecastiga quem são os pscologo terreno e parlarmentares substmar um dito de DEUS parlarmentares e pscologos use os seus psqs para manter aordem da e não para desordem se querem defender tanto as crianças e adolescentes pq não criar leis que os ajudem por ex:liberando as passagens de onibus não são eles o futuro do nosso país outro assunto é pq vcs não resolve votar uma lei que se deve ou não ensinar a biblia nas escola me desculpe o parlarmento mas a nossa sociedade ainda está com o pscq apurado

  7. Palmada, minha cara amiga, não pode ser confundido com agressão ou violência… correção e diálogo encontram-se na dialética de edificação e constituição do caráter pessoal, processo ao qual chamamos de educação. @Luana

  8. Este governo não retribui em nada atraves dos impostos que pagamos e que não são nada poucos e ainda tem a audacia de se meter onde não é chamado,deveriam sim cuidar dos corruptos que tomaram conta deste desgoverno!

  9. Ridículo esses Caras não tem o que Fazer mesmo, só faltava esta “Lei da Palmada”.
    Além de Corromper e Roubar o Povo O que mais eles Sabem Fazer Aff… Criar Leis Estupidas e indecentes e empurrar Guela abaixo para esta População Alienada pelo Sistema Enquanto o Povo estiver Adormecido estas coisas vão Continuar acontecendo é Kit Gay nas escolas para nossas Crianças é casamento União Homossexual é Transgênicos em Nossas Mesas é Fluor na água, aspartame nos Refrigerantes é Farsa da Vacina H1N1 é Rastros Quimicos em Nossas cabeças é a Farsa do Aquecimento Global é a Farsa da Teoria da Evolução e de que o Homem foi a Lua mas até quando este povo vai continuar engolindo e sendo Alienado pelo Sistema Politico e Religioso estou farto de tudo isto.

    Ve se Desperta Povo enquanto é Tempo, Os Illuminatis estão Dominando Tudo use seus recursos e comecem a Pesquisar!!!!

  10. Também levei umas boas palmadas quando criança e todas elas foram bem merecidas e graças a elas me tornei um cidadão de bem. Essa lei é totalmente desnecessária uma vez que se os pais exagerarem na dose atualmente a lei já os pune.
    Querer colocar no mesmo nivel uma palmada para educar e uma surra covarde é inaceitável. Isso de querer só direitos não é ter mais liberdade e sim mergulhar o Brasil em uma anarquia.
    Se os pais nao educam em casa (mesmo com palmadas que fazem por amor e com dor) na rua pode ser de a pessoa fazer uma grosseria com outra e acabar dentro de um caixão porque os pais nao lhe ensinaram que devia respeitar os outros.

  11. Coisas que nossos pais diziam e “faziam…”
    Era uma forma hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente e por isso não saímos sequestrando a namorada, não nos aproveitamos dos outros, não pegamos o que não é nosso, nem matando os outros por ai.

    Minha mãe ensinou a: kakakakakakakakakakakakak

    VALORIZAR O SORRISO…
    “ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!”

    Minha mãe me ensinou a RETIDÃO.
    “EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!”

    Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS…
    “SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR VÃO LÁ PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!”

    Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA…
    “PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?”

    Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO…
    “CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!”

    Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO…
    ” FECHA A BOCA E COME!”

    Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO…
    “ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!”

    Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA…
    “CALMA!… QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ…”

    Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS…
    “OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!”

    Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO…
    “SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!”

    Minha Mãe me ensinou MEDICINA…
    “PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.”

    Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL…
    “SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!”

    Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA…
    “VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!”

    Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES…
    “TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?”
    Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE…
    “QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE VOCÊ VAI ENTENDER.”

    Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA…
    “UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS E EU ESPERO ELES FAÇAM PRÁ VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!”

    Minha mãe me ensinou RELIGIÃO…
    “MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!”

    Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ…
    “SE RABISCAR DE NOVO EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!”

    Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO…
    “OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!”

    Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO…
    “VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!”

    Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOGO..
    “NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?”

    Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO….
    “EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!”

    Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ….
    “SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!”

    Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS..
    “SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO VOCÊ JÁ SABE!…”

    Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA… “JUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!”

    Minha mãe me ensinou os NÚMEROS…
    “VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!”
    Brigadão Mãe e Pai!!!

    Eu não virei bandido… e ainda amo vocês!!!

  12. Só a forma como perniciosa como a lei é descrita no texto acima, já demonstra a falta de conhecimento sobre qual é o verdadeiro sentido da lei em questão. A lei não pretende colocar “no banco dos réus” pais e educadores. Mas definir com mais clareza o que já foi estabelecido pela Constituição Federal e pelo Eca. Ao contrario do que pensa a maioria da sociedade, não há um direito inerente ao patriopoder de invadir a esfera física e pisiquica da criança. Existe sim, uma cultura de educação pela violência. E trata-se desta cultura que se visa modificar. A lei propõe que os pais busquem alternativas não violentas para educar. Ninguém será preso ou punido por educar . É preciso ter responsabilidade com o que se diz e como se diz, para não criar falsas interpretações sobre a questão. Em vez de ” Lei da palmada” deveria se chamar “lei do diálogo” ou “lei para educar com amor” talvez fosse muito mais bem aceita e compreendida….

  13. se tiver 1 milhao de votos a favor e 5 contras , vai prevalecer a vontade dos autores do projetos… o problema do basil hj é justamente isso…aprovam leis nos poroes dos esgotos de brasilia e empurram goela abaixo do cidadao… qualquer, sujeito de moral duvidosa, pervertido, bandido, cria uma comissão de 3 la dentro , armam o esquema e fica do jeito qe querem.. e o povao como sempre não faz nada .. vai ficando … e claro que do jeito que querem….

  14. O Brasil é o país da hipocrisia, onde só se legisla para benefiar criminosos em detrimento das pessoas de bem. A lei da palmada é mais uma medida para formar futuros marginais.

  15. Vejamos: temos os dois lados de uma palmada. Tenho 4 filhos (25-26-28 e 30). E dei palmadas neles. Eles gostam imensamente de mim. Porquê? Nunca dei uma palmada quando estava aborrecido ou com raiva. As vezes eu escutava quando eles eram menores:
    – Podemos fazer bagunça porque o papai está com raiva e ele não bate quando está assim chateado. PROFUNDO. BASTA ANALISAR A ASSERTIVA DOS MENINOS.
    Palmada não é castigo. É DIREÇÃO.
    Estava no ônibus e escutei uma conversa interessante:
    -Papai fica me enchendo e as vezes me dá palmadas.
    -Que bom. Pelo menos o seu pai preocupa com você. O meu nem está aí.
    QUEM ENTENDE, UM PINGO É LETRA.
    Marco.

  16. Já que Aulas de educação moral e Cívica não podem ser ministradas e nem de Religião. que se ministre aulas de`´Etica e Cidadania, quiçá, possamos criar “gente” que possa administrar esse país no futuro, porque do jeito que está, a população futura se dividirá em bandidos e policiais, que com a merreca que a maioria ganha acaba se tornando bandido também. O que faremos?? mudar de país???

  17. TEM CERTAS COISAS QUE A GENTE NEM TEM ESTÔMAGO PARA SUPORTAR AO OUVIR FALAR.
    O ESTADO DEVERIA É TOMAR CONTA DOS DIREITOS DOS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS MINEIROS, QUE ESTAVAM DE GREVE,RECENTEMENTE.
    POIS ELES SIM, E QUE TÊEM QUE TER UMSALÁLRIO JUSTO E DIGNO, PARA TOMAR CONTA DESSES ALUNOS INGRATOS, FILHOS QUE NÃO TOMARAM NENHUM CORRETIVO, NENHUMA PALMADINHA.
    “A VARA É QUE INDIREITA O HOMEM”! ISSO É BÍBLICO. SÓ QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO DOS ENCINAMENTOS CRISTÃOS É QUE É A FAVOR DE UM ABSURDO DESSE.

  18. Será que não estão vendo que cada vez mais a juventude de hoje, fruto das asneiras de alguns psicólogos do passado que diziam que não se pode impor limites às crianças, o resultdo está aí. filhos drogados que matam para conseguir dinheiro para as drogas. Cá pra nós, o ECA tem grande culpa disto, pois jovens desocupados acabam achando algo para fazer, dentre essas coisas, drogas , roubar, matar . Trabalho desde que me conheço por gente, e vivo muito bem sem sequelas das chineladas que levei na infância. Pelo amor de Deus, quem tem condições de infringir a lei, pode pagar por seus atos, seja ele 10,11 ou mais anos. Basta de impunidade. niguém aguenta mais essa bandidagem. Façamos escolas e pouparemos cadeias.

  19. O dia que meu pai me deu as primeiras palmadas, confesso que chorei muito. Passados alguns dias ele me disse: toda vez que for preciso eu vou lhe dar algumas palmadas, porque quero fazer de você um homem de bem. Portanto, toda vez que notar algum tipo de desobediência, falta de educação para com qualquer pessoa, qualquer coisa que possa lhe trazer complicações de ordem moral e ética, você receberá o castigo merecido.
    Tomei muitas palmadas, sim. Dou graças a Deus por isso. Talvez não chegasse onde cheguei, não fossem as palmadas. E, também dei algumas palmadas nos meus filhos e vejo-os hoje, educados, cumpridores de seus deveres, respeitadores, e, o mais importante: estão firmes na fé que lhes ensinei desde o berço, quando a primeira saída de casa era para ir a Santa Missa. Não me arrependo disso, pelo contrário. O amor que esses filhos demonstram compensa a dor que sentí quando lhes dava as palmadas.

  20. Acho um verdadeiro absurdo essa intromissao arbitrária do Estado na educaçao dos filhos..
    Por isso que os filhos de hoje estao cada vez mais insuportáveis..mal educados, indisciplinados
    nao respeitam ninguem , principalmente pai e mae. O egoísmos e a falta d e responsabilidade
    ta tomando conta dessa nova geraçao.
    Por causa de psicologos, psicopedagogos, diretores etc , que os pais tem que suportar se quiserem matricular seus filhos nesses colegios que cobram o olho da cara pra infernizar a vida dos pais!

  21. Interessante…
    É claro que a agresão a uma criança deve ser punida.
    Agressão.
    Porém umas boas palmadas não são agressões. Eu levei umas boas,não sou traumatizado, não tenho transtornos e não odeio os meus pais por isso.
    Acho que estamos vivendo em uma sociedade onde se tem apenas direitos.. direitos… direitos… direitos.. e os deveres estão sendo deixados de lado.
    Dai… É só olhar por ai: pais e professores sendo agredidos por crianças, pessoas sem nenhum limite etc etc…
    Acho que as leis brasileiras já são suficientes para regular tais assuntos. Além disso, os pais que amam e, porventura, dão algumas palmadas nas nádegas (bumbum) de seus filhos, devem ter este direito.

  22. Esta é mais uma campanha maligna para levar o homem a desprezar o ensino bíblico e rejeitar a orientação de Deus. Não foi o que o malígno fez já no Éden? Veja a orientação bíblica: Provérbios 23.13-14 “Não retires a disciplina da criança; porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.”
    E no capítulo 29 verso 15 lemos:”A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o menino entregue a si mesmo envergonha sua mãe. ” e no verso 17: “Castiga a teu filho e te fará descansar e dará delícias à tua vida.” A nossa geração será a que está descrita em Provérbios 30.11-17? (leia) É lógico que castigar com raiva não é bom. Os pais tem que mostrar à criança porque está sendo castigada e demonstrar que o faz com amor, em seu próprio benefício. Ela não entenderá na hora, mas veja o resultado mais tarde, nos depoimentos acima.

  23. Uma vez dei uma palmadinha no meu filho de dois anos (agora esta com 9 anos) na casa de uma amiga e ela me chamou a atenção:- Na minha casa ninguem bate em criança! Eu fiquei muito constrangida mas como sempre jamais a ofenderia, mesmo sendo ela toda errada na minha opinião, uma pessoa q vive bebada, a filha casou com outra mulher no civil. Uma família desestruturada. Olha a nossa sociedade esta ficando sem limites, eu sou uma pessoa q acredita no valor da autoridade; de pais, professores, polícia, pessoas idosas etc. Levei chinelada e não tenho nenhum trauma pisicológico. Apoio voces por todas iniciativas contra essa liberdade sem lei que envolve nossas vidas.

  24. A hipocrisia da esquerda não tem limites mesmo.
    Os que querem aprovar a lei da palmada são os mesmos que defendem o assassinato de crianças indefesas (aborto).
    Os que chamam o regime militar de ditadura são os mesmos que tentaram afundar o Brasil na ditadura comunista.
    Os que dizem lutar por igualdade são os mesmos que querem nos impor a ditadura gay.
    E chegaram ao poder graças aos católicos e evangélicos, que votaram em peso nestes canalhas.
    Todos estes fatos são sinais inconfundíveis da volta de Cristo. Você está preparado?

  25. Tenho 50 anos, vivi uma infância maravilhosa mesmo quando tive que tomar umas palmadas, eu sentia que doia mais em meus pais do que em mim, eles tinham que ensinar como ser um bom cidadão, então conversavam, me explicavam, mas eu era teimoso, então eu obrigava eles a se imporem mesmo que fosse de forma fisica.
    Hoje sou bem sucedido, tenho uma familia maravilhosa, respeito meu semelhante não importa condição social, crença, raça ou cor, o que importa para mim são as qualidades e o carater. Não sofro nenhum trauma, muito ao contrario agradeço aos meus pais por terem sido rigidos para comigo, talvez se eles tivessem passado sobre minha cabeça nos momentos de iconstancia não seria o que sou hoje.
    Deus lhes pague meus pais por me tornarem o que sou hoje. Agradeço a cada palmada que tomei e me arrependo imensamente das que fugi. “Um tapa com amor evita muita dor”

  26. É muito melhor meu filho levar umas palmadas em casa, do que crescer e apanhar na rua, porque se não apanhar agora e ser educado por nós pais, apanhará mais tarde.

  27. Quem são eles para inverter os valores da Educação tradicional? Melhor fazer as eleições ainda no berçário, então! E vejam as expressões iniciais no caderno da menina em “O Ano Da Extinção”. Seria uma profecia e vai começar pelo Brasil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome