Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Então Deus disse


Nilo Fujimoto
Esse trecho do Gênesis, tão bonito quanto conhecido, me veio à mente quando eu refletia sobre a foto que está no fim deste artigo, depois da última linha. O contraste com a primeira foto é simplesmente chocante…
E Deus disse:
«Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra».(Gênesis 1,26)
ANGELICO, Fra – Fragmento do afresco Sacra Conversazione – c. 1450 – Convento di San Marco

A Idade Média foi o período histórico em que a Cristandade mais caminhou rumo à perfeição, conforme o próprio Nosso Senhor indicou: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está no Céu” (São Mateus 5,48).

Engendrou uma alta civilização: a cultura levou à fundação das grandes universidades; na arte, o gótico, o esplendor dos castelos e catedrais; o ideal de cavalaria, culminado nas Cruzadas, simbolizou a elevação de princípios e austeridade na defesa do bem. Inigualáveis obras de caridade, com o surgimento dos primeiros hospitais. Amoldou mentalidades geradoras de todas as perfeições.

O prof. Plinio Corrêa de Oliveira assim comenta esse movimento vivificador nas almas, a propósito do Menino Jesus num fragmento de um afresco de Fra Angelico: “No centro de todas as cores, de todas as belezas, existe a face adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo; no centro da face adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo, existe o olhar dele, requinte e compêndio de toda a face.”

Nosso Senhor conversa com quem imerge no olhar dele, límpido, afável, sereno, aveludado quase, mas no fundo com uma retidão, uma firmeza e uma força que enchem a pessoa ao mesmo tempo de encanto e de confiança.

“Vê o mais fundo de nossos defeitos, mas  também o melhor de nossas qualidades.”

Uma sociedade que buscava defender os direitos de Deus.

Em sentido diametralmente oposto, a renúncia aos ideais modelados pela Igreja produziu sucessivas decadências. Hoje enfrentamos a tentativa de criar outro ser humano. É a defesa dos “direitos humanos”. Direito à aceitação –se não imposição– desta figura por exemplo. Na defesa dos direitos humanos do PNDH3 está – um linguajar pernóstico – a “desconstrução da heteronormatividade”.

Da maneira como as coisas andam, quem garante que no PNDH-4, sob pretexto de “direitos humanos”, seja criminalizada a “horrorfobia”, isto é, a repulsa das coisas horrendas e abjetas? Alguém dirá que é exagero. Respondo: basta analisar as fotos de certos festivais, cada vez mais alardeados, de sado-masoquismo.

Desculpe-me, leitor, mas convido-o a ver a foto abaixo

“Se o diabo existe é muito parecido ao Caim” – Episódio de Tabu National Geographic Channel mostrando deformações realizadas por pessoas em si mesmas.

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados