Nilo Fujimoto

No Programa Raul Gil de 28/08/2010, transmitido pelo SBT, no quadro “Para quem você tira o chapéu?”, o radialista esportivo e apresentador de televisão Jorge Reis da Costa  – conhecido popularmente como Jorge Kajuru – quase deixou em pânico o apresentador, que tratou de colocar “panos quentes” nas incômodas afirmações de seu convidado.

Num auditório de 250 pessoas das classes sociais C, D e E, Kajuru arrancou aplausos com afirmações sobre uma realidade que salta aos olhos de todos. De todos, sim, menos de certa mídia,  que como um mantra vive misteriosamente de repetir, baseada nos institutos de pesquisa, a pretensa avassaladora popularidade do Presidente Lula.

O feito lembra o conto do Rei que queria impressionar o povo com o mais espetacular traje real.

Espertalhões que se fizeram passar por alfaiates geniais convenceram-no a se desnudar, afirmando que só quem fosse inteligente seria capaz de enxergar o seu traje.

Desnecessário dizer que no reino todos eram inteligentes… Não vou contar o resto da história, por ser demais conhecida. Mas caso queira, faça o teste.
Leia a seguir o que se passou.

Argüido sobre os motivos que o levavam a não tirar o chapéu para “pesquisas de opinião”, Kajuru volta-se para o auditório e brada:

– Na casa de vocês todos ou na rua, onde quer que seja, quem aqui no auditório – levanta a mão – é capaz de dizer: o IBOPE já pesquisou na minha casa, já fez pesquisa na minha casa, eu tenho aparelhinho do IBOPE na minha casa. Eu já fui perguntada pelo IBOPE: quem tem mais audiência, quem tem voto, voto em quem?

– Eu já fui perguntado? Quem foi perguntado pelo IBOPE aqui e quem tem na sua casa um aparelhinho do IBOPE? Por favor! Na casa de vocês tem um aparelho do IBOPE? Na banda [de música], alguém tem? Vocês moram onde? Em São Paulo, todo mundo aqui? Todo mundo mora em São Paulo? (A maioria responde afirmativamente).

– Como é que eu posso tirar chapéu para um instituto de pesquisa que diz que tem aparelho nas casas? Eu não conheço as casas…
Raul Gil interrompe-o, dizendo:

– Posso…, posso fazer uma perguntinha?
JK – Pode defender, se você quiser.
RG – Não, não é defender. É que eu…, eu conheço o IBOPE, bastante, respeito o IBOPE…
JK – Eu conheço o dono do IBOPE…
RG – Não, tudo bem, ehh…
JK – E não confio no IBOPE por causa do dono…
RG – Eu conheço também…
JK – Carlos Augusto Montenegro.

Raul Gil disse então que Montenegro é presidente do Botafogo e que lhe deve uma camisa do time autografada. Ao que Kajuru responde que ele está envolvido em escândalos no futebol e que também deve “provar que o instituto dele é sério”.

Nessa hora, já na corda, o estupefato apresentador tenta se equilibrar dizendo: “Preste atenção! Não estou aqui pra defender o IBOPE, preste atenção!”, acrescentando que, como se fosse um juramento, o IBOPE exigia das pessoas que recebem o aparelho a não dizerem que o possuem.

Ao que Kajuru rebate: – “Olha aqui, quantas pessoas estão aqui (cerca de 250)? E ninguém tem aparelho na casa. E isso não pode ser sério, exigir um documento, jurar que ele não tem. O certo era você saber, pelo menos os bairros, os lugares e pronto, acabou. E você ia mudando toda hora. Você ia revezando, fica nessa casa hoje, amanhã fica em outra” [aplausos efusivos da platéia e fisionomia de espanto e desconcerto do apresentador].

E prossegue: Amanhã eu vou para o bairro tal. Uai, que absurdo é esse, ué? Tudo que é escondido é errado, ué! Aí eu te pergunto: como é que eu vou acreditar? Não é só o IBOPE não. Datafolha, Vox Populi, como é que eu vou acreditar nesses institutos?

RG – Você não acredita nas…?
JK – Claro que não! Eles dizem que o Lula, eu gosto do Lula [muito], que o Lula só tem 4% de ruim ou péssimo? Aquilo vai para bater em Jesus Cristo, ué! Se fizer uma pesquisa hoje, Cristo não chega a 80% de aprovação, porque tem um monte de igrejas, tem não sei o quê, tem quem não acredita, tem os ateus.

Agora, o Lula, o Lula ter 90% de aprovação?! Como é que eu vou acreditar que pesquisa é séria, gente?! Vocês estão brincando comigo? Vão lá ao Nordeste… [aplausos]. Vão ao Nordeste, pegam 500 pessoas no Nordeste que dão 80% para o Lula. Chegam a São Paulo, pegam só 5 pessoas. Porque aqui ele dá menos. Aí vai lá e anuncia: ‘Pesquisa: Presidente tem 90% de aprovação’.

Gente! Jesus Cristo não teve!!! Como é que o Lula tem? Me explica isso?! Isso não existe, gente. Ninguém tem 90% de aprovação nesse mundo, gente!”

Pese a todo esforço para manter-se equilibrado, o aterrado Raúl Gil geme: “Bom… é a opinião dele… né, fazer o quê?”

Como o programa não podia parar, Raul Gil segue com a pergunta:

– “Por que é que você não tira o chapéu para Luiz Inácio da Silva, Lula? Por quê?”
E, dirigindo-se ao auditório, pergunta:

– “Ele não tira o chapéu para o Lula, vocês tiram?”
Auditório: – “Não! Não!” [cada vez mais sonoro].

Aproveitando o embalo, Kajuru se vira novamente para o auditório:
– “Olhem aqui, vamos ver se ele tem 90% de aprovação aqui.” [O auditório responde com um não, enquanto outros gesticulam negativamente].

Demonstrando alegria por ter podido mostrar ali a sua tese, Kajuru prossegue: “Olha lá, olha lá! Mas os institutos todos os dias, à noite, dizem que ele tem 90%”.

RG – Quem, quem, quem que tira o chapéu para o Lula bate palma. [Pouquíssimas pessoas aplaudem sem nenhuma convicção].
RG – Quem não tira? [A esmagadora maioria responde efusivamente, com palmas e assovios].
JK – Tá vendo, tá vendo?
RG – Tô vendo.
* * *
Agora é minha vez, caro leitor, de “roubar” o microfone para afirmar que os reis estão nus! Certo de que também você está enxergando a vergonhosa nudez dos até aqui reis da popularidade. E a pobre nudez da rainha mídia e dos malfadados reis institutos de pesquisa?

14 COMENTÁRIOS

  1. Vamos denunciar a imprensa e provar que ela engana todo povo, é só não dar audiência ai
    eles vão a falência, ali manda quem paga mais, a imprensa mente para o povo a mando do
    PT , que obedece a ONU.

  2. Veja bem pra todo mundo que pergunto não vota na Dilma por causa de temas polemicos principalmente de cunho religioso, até a CNBB, publicou nota a respeito, sem falar dos evangelicos, e agora pra piorar quer implantar um regime marxista, com o PNDH_3, então eu pergunto de onde o Ibope tira tanto voto pra Dilma?

  3. Meus carissimos irmaos(sou catolica.)E qdo li todas essas opnioes…..de vcs,me senti uma analfabeta;com a conclusao do curso magisterio.Pedi primeiro ao D.E.Santo para colocar as palavras para eu digitar aqi,sinceramente eu estava sem coragem,mas confiante na bondade e misericordia de Deus vou tambem deixar os meus simples argumentos.Li cuidadosamente tudo que aqi vcs deixaram e confirmaram,me exclareceu mtas duvidas,porq ainda mesmo assim,com tdo q li ainda nao consegui escolher algum candidato q merece o meu voto e isto mto me intristece………nao votar em ninguem!!!Ainda nao vi lista dos fichas limpa,onde encontro?Quem sabe ira me ajuda um pouco em minha decisao.

  4. O governo do PT já governou o suficiente . Agora não precisamos mais dizer: “deixa o homem trabalhar ,Lula’ Vamos dizer deixa o homem descansar!

  5. Eu ja não acreditava nestes institutos, pois são muitos poderosos que usam dos mesmos e dos meios de comunicação de massa para manipular ou induzir a opinião das pessoas!!
    Parabens Kajuru, pela coragem de falar a verdade!

  6. Caros!

    Há muito, contesto e discuto, com qq. um, que estas pesquisas são viciadas.
    Elas são feitas, para clientes específicos (que paga mais) ou para partidos, ou até mesmo para os detentores do poder. Eu nunca conheci alguém, que tenha sido pesquisado, moro em São José dos Campos, ja morei em: Taubaté, Curitiba, Porto Alegre, Rio da Ostras e Macaé, no RJ. Todavia, muita gente se deixa influenciar por estas tais ‘pesquisas’, dizendo: ‘Não vou perder o meu voto. Por isso, votarei naquele que está na frente’
    Parabéns ao Sr. Jorge Kajuru, pois, ele ‘desnudou o rei’, e, realmente este tal luLLa, não tá com esta bola toda, não!
    Com tantos escândalos e corrupção, gastos excessivos e desnecessários, zombarias à Lei, PNDH-3 e tantas outras mazelas, fico perplexo e indignado, com tanta desfaçatez e hipocrisia, deste desgoverno, que nos envergonha e nos entristece.
    Que DEUS e Nossa Senhora, tenham misericórdia e piedade de nós!

  7. Kajuru sempre disposto a tirar as mascaras da imprensa, eu também não coloco minha mão no fogo pelas pesquisas, tudo manipulado, não conheço ninguém que tenha respondido isso aí…

  8. É… parece que de vez em quando escapa alguma coisa do patrulhamento ideológico da mídia e sai um Kajurú dizendo umas verdades. Só que isso não dura, infelizmente para ele e para o Brasil.

  9. Reitero os parabens ao Kajuru. É de brasileiro assim que precisamos, e de uma midia séria para esclarecimentos à população. Porem, infelizmente não os temos, nem midia seria, nem pesquisa seria e nem brasileiros serios, e muito menos ainda politicos serios!!!
    O que temos são aproveitadores dessa grande deficiencia (brecha) e vulnerabilidade de interesse pelo patrimonio que é o Brasil!!!

  10. Uma vez ouvi o Joelmir Bettin dizer: “As estatisticas enganam: se eu comer um frango assado sozinho, a estatística comprova que nós dois comemos metade cada um”.

    Outra coisa disseram que para a estatistica funcionar basta uma amostragem, pois seria como provar um pouco da sopa para se saber que todo o calderão está temperado, isto é, não seria necessário tomar todo o caldo para se saber disso.

    Mas gente é diferente. E as estatisiticas podem ser manipuladas para enganar o povo, como é as ideologias comunistas e socialistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome