Karsten Gerloff: presidente da Fundação de Software Libre de Europa
Karsten Gerloff:
presidente da Fundação de Software Libre de Europa

O presidente da Fundação de Software Libre de Europa (FSFE), Karsten Gerloff, afirmou que o Facebook desaparecerá em apenas três anos, à medida que as pessoas perceberem que seus dados estão sendo entregues aos serviços secretos dos governos, informou “La Vanguardia”.

Essa perspectiva não é só a do Facebook, mas também de outros gigantes do mundo virtual, como Google e Microsoft, explicou Gerloff.

O especialista falou no 21º Euskal Encounter, em Bilbao, Espanha, que reúne milhares de empresários das novas tecnologias e público em geral.

Na perspectiva do perito alemão, a queda do Facebook se anuncia como muito rápida, resultante de “uma lei matemática. Aconteceu com MySpace e voltará a acontecer”, disse.

Segundo Gerloff, o problema é que para esses gigantes informáticos “nós somos produtos”. “Sem nenhum aviso prévio, roubam nossa informação. Nós não só lhes fornecemos dados, mas lhes concedemos nossa confiança, porque acreditamos que vão proteger nossa privacidade”, acrescentou.

Eles “ficaram com o controle de nossos computadores, de nossas redes e criaram por cima de tudo isso estruturas de controle. O Facebook define quem somos nós. Amazon estabelece o que queremos e o Google determina o que pensamos”, explicou o presidente de FSFE.

Gerloff qualificou esse procedimento de “traição”, exemplificando com “a entrega por parte de Yahoo! de informação confidencial de seus clientes ao governo chinês”. E deplorou: “Agora isso é feito por todos”.

É bem conhecido que o governo socialista da China utiliza esses dados para perseguir os cidadãos que não afinam com as posições religiosas, ideológicas ou políticas da ditadura do Partido Comunista.

4 COMENTÁRIOS

  1. concordo com o Karsten Gerloff!
    e recomendo a quem quiser ter uma ideia melhor sobre o assunto, ler o livro do LANIER JARON,(Gadget – Voce não é um Aplicativo)

  2. Ainda estou bloqueado no Facebook, foi “automaticamente”! Enquanto os camisas negras da atualidade* usam as redes sociais para propagarem o terror. Não posso compartilhar informações nem no perfil dos meus amigos e nem nas comunidades. Vou ter que criar outra conta alternativa, imagine se o Marco Civil da Internet, Projeto de Lei 2126/2011, entrar-se em vigor como quer o PT, IPCO vocês estão em perigo:

    Parágrafo único do artigo 9º:
    “Na provisão de conexão à Internet, onerosa ou gratuita, é vedado monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados, ressalvadas as hipóteses admitidas em lei”.
    O que está em negrito é o mais importante: haverá uma lei que permitirá fazer tudo aquilo que o início da frase proíbe.

    O projeto obriga o administrador de sistema a manter os registros de conexão (data e hora de início e término de uma conexão, sua duração e o endereço IP utilizado) pelo prazo de um ano, “nos termos do regulamento” (art. 11, caput). Haverá portanto, um “regulamento” sobre o assunto a ser decretado pelo Poder Executivo.

    Por ordem judicial, o provedor de conexão poderá ser obrigado, por certo tempo, a guardar os registros de acesso a aplicações (funcionalidades) da Internet (Cf. art. 13, §2º).

    Se o conteúdo da Internet trouxer danos a alguém (por exemplo, danos morais ao PT?), o juiz poderá emitir uma ordem para tornar indisponível tal conteúdo. Se o provedor de aplicações não retirar do ar essa matéria no prazo assinalado, poderá ser responsabilizado pelos danos decorrentes (Cf. art. 15). Isso, “salvo disposição legal em contrário” (art. 15). Ou seja, poderá haver uma lei que obrigue o provedor a responder pelo conteúdo antes mesmo que desobedeça a uma ordem judicial.

    O Marco Civil pretende de fato ser um marco. Se aprovado, ele abrirá caminho para outras normas regulamentadoras – decretos, portarias, medidas provisórias – todas tendentes a tornar efetivo o controle sobre a rede mundial de computadores. Depois poderá vir a hora do Marco Penal: a criação de figuras penais (crimes) relativas a condutas que possam pôr em perigo a hegemonia petista. Agradeço ao Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz. [1]

    Diga não ao Marco Civil da Internet. Projeto de Lei 2126/2011. Disque Câmara (0800 619 619)

    * http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/11/bblack-blocs-afirmam-que-sao-financiadosb-por-ongs-nacionais-e-estrangeiras.html

    [1] http://naomatar.blogspot.com.br/2012/12/o-perigo-do-marco-civil.html

  3. Não se pode dar um voto de confiança a desconhecidos e menos a um robô que armazena dados das pessoas manipulados depois para fins diversos, aprender a controlar o ego é fundamental para preservar a própria vida.

  4. REDES (TIDAS) SOCIAIS,

    – PERDA DE TEMPO
    – UM ENGÔDO PARA CRIANÇAS , PRÉ-ADOLESCENTES, ADOLESCENTES E DESAVISADOS
    – FALSAS AMIZADES, FALSAS SOCIEDADES, INTERESSES ESCUSOS

    ACORDA BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PAZ E BEM À TODOS.

Deixe uma resposta