Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Vizinhos da Ucrânia vêem em Putin um émulo dos repressores anticristãos soviéticos


'Primavera de Praga' foi afogada a sangue e fogo
‘Primavera de Praga’ foi afogada a sangue e fogo

“A Hungria, a República Checa, a Polônia e a Eslováquia estão horrorizadas pelo fato de serem testemunhas de uma intervenção na Europa do século XXI, semelhante às suas próprias experiências de 1956, 1968 e 1981”, diz o comunicado conjunto desses países, inspirado pela brutal ação da Rússia na Ucrânia, informou o jornal de Paris “Le Monde”.

Esses quatro países se referem às repressões praticadas pelo Exército Vermelho, martirizando os populares que se insurgiam contra a opressão comunista, e comparando-os com os métodos utilizados agora por Putin.

Em 1956, as tropas russas afogaram no sangue a insurreição de Budapest, na qual se destacou a figura do grande cardeal Mindszenty.

Em 1968, os tanques russos extinguiram pela violência o movimento conhecido como “Primavera de Praga”.

Por fim, em 1981, a ditadura comunista polonesa apelou para o exército comunista quando o sindicatoSolidariedade conseguiu movimentar a população católica da Polônia contra o regime ateu e anticristão.

Patriotas húngaros na revolução anti-comunista de 1956, Budapest
Patriotas húngaros na revolução anti-comunista de 1956, Budapest

Os quatro chefes de governo desses países vítimas – o húngaro Viktor Orban, o checo Bohuslav Sobotka, o polonês Donald Tusk e o eslovaco Robert Fico – assinaram a declaração numa reunião do Grupo de Visegrad.

Eles se associaram nesse grupo em função das necessidades comuns de segurança e energia, fazendo parcerias com outros países outrora escravos do Leste, como a Ucrânia.

Os quatro chefes de governo reiteraram sua solidariedade à Ucrânia e reafirmaram que “as ações militares recentes da Rússia constituem uma infração à legislação internacional e criam uma realidade perigosa nova na Europa”.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados