Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Fake news por omissão, pandemia e direito de saber


Marcos Machado

Se fake news é mentira, convém lembrar que ela sempre existiu na História. A Igreja sempre a condenou. “Deus tem horror à boca mentirosa”.

Se a fake news prejudica a imagem do próximo, ela se chama difamação, podendo ser calúnia. E a Igreja sempre a condenou.

Se fake news é a divulgação distorcida ou falsa de um fato, deve-se dizer que sua grande promotora é a mídia, que vive divulgando e propagando o pânico.

A sarabanda midiática, o bombardeio do público, o alarmismo consciente e voluntário, a subtração de notícias verdadeiras e positivas a respeito do coronavírus já podem figurar no Guinness World Records como a maior Grande Peur (grande medo) da História.

A maior Fake News da História … até 2019

Comenta Plinio Corrêa de Oliveira: “Os que estudam a história da Revolução Francesa se deparam logo de início com um episódio incrível, desconcertante, mas profundamente significativo, que é conhecido pelo nome de La Grande Peur – o grande medo.

“Logo após o motim de 14 de Julho [de 1789] — que teve como consequência a queda da Bastilha, a célebre prisão onde jamais poderiam ser presas outras pessoas que não as da nobreza — espalhou-se por toda a França um pânico absurdo, que agitou loucamente todas as camadas da população. Foi assim que, simultaneamente, em todas as cidades, vilas, aldeias, e até no menor burgo do território francês, ganhou corpo o boato de que nas imediações se achavam grandes bandos de salteadores armados, que em breve iriam iniciar o saque e a destruição.

“O terror foi enorme, embora não pudesse ser mais tolo e irrefletido. Os habitantes dos campos buscavam refúgio nas cidades e, inversamente, os das cidades fugiam para os campos. Além disso, estas turbas, tangidas pelo medo, invadiam os quartéis e tomavam as armas que encontravam, a fim de se defenderem contra os bandidos.

“É fácil calcular as consequências desta tremenda comoção coletiva para o prosseguimento da Revolução. Em primeiro lugar, a desordem social e a perturbação dos espíritos, que forneciam campo fecundo à atividade dos demagogos e arruaceiros; depois, o desarmamento das guarnições e, pelo contrário, o armamento do povo amotinado. Não poderia haver início mais auspicioso para uma revolução.”1

Clara omissão e desinformação da mídia na pandemia do coronavírus

A presente pandemia está sendo tratada pela mídia à maneira “do grande medo” de 1789. E o vem superando…

Mais de 7 milhões curados em todo o Orbe. Você não sabia?

Está a seu alcance, leitor. Quantos sabem que no Brasil já se curaram mais de um milhão de pessoas (1.152.000)? Quantos sabem que o serviço médico brasileiro é responsável por 15% das curas no mundo? https://ipco.org.br/brasil-ultrapassa-um-milhao-de-curas-1-072-229-divulgue-a-esquerda-so-fala-de-mortes/

Quantos estão a par dos protocolos absolutamente originais, eficazes, implantados em algumas cidades que previnem ou curam?

Figure-se agora o leitor lendo as manchetes de nossos principais jornais, TVs e rádios. O Brasil ultrapassou a cifra de um milhão de recuperados!

O Brasil responde por 15% das curas em todo o orbe.

Não deveriam os senhores bispos agradecer a Divina Providência?

Não é bem verdade que o nosso público tem o direito de saber estas coisas?

A responsabilidade da imprensa: educar não é injetar veneno

“Esta consciência clara (do papel da Midia) deve ir de par com a compreensão exata da missão que é própria a cada um. Com efeito, a imprensa não restringe sua função à mera informação, mas ela quer formar, em outras palavras, ela se propõe a educar”.

“A bem dizer, ninguém negará que os órgãos de imprensa não são apenas meios de expressão da opinião pública, mas também instrumentos de formação, e por conseguinte, às vezes, igualmente de deformação da opinião pública.”

“Ora, a educação não é outra coisa senão o respeito aos valores do homem. Esta educação é lenta e as inclinações perversas podem ser mortais para ele, se não for suficientemente defendido. Esta educação, segundo a velha concepção socrática, sempre boa, consiste em fazer sair à luz, da intimidade do espírito humano, a vida, a perfeição. Em consequência, educar não poderá jamais ser injetar veneno, fomentar deliberadamente as más inclinações, contribuir para empanar e até oprimir e aviltar a dignidade humana!” (Palavras do Papa João XXIII aos jornalistas católicos, 1959).2

Concluindo: midia alimenta (a maior) fake news por ação e por omissão

A opinião pública está sendo comprimida por duas tenazes: pelo bombardeio de notícias negativas que produzem pânico e pela escandalosa omissão de notícias positivas, reais, das vitórias do Brasil na luta contra o coronavírus.

Trata-se a nosso ver de fake news por ação e por omissão. E é gravíssima, danosa e perniciosa para a saúde mental, física, nervosa de nosso povo.

Lembramos as palavras severas do Papa João XXIII: “Educar não poderá jamais ser injetar veneno”.

E nosso público tem o direito de saber. E a CNBB?

E a CNBB não tem a obrigação moral de alertar sobre essa grave violação do direito de saber a verdade? Não é a Santa Igreja a guardiã da Moral? Omissão? Seja como for, fica registrada para a História.

Fonte: http://www.abim.inf.br/fake-news-por-omissao-pandemia-e-direito-de-saber/

__________________

1.https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_401020_grande_peur.htm#.Xv8ypChKhPY

2.https://www.pliniocorreadeoliveira.info/VE_19591208_abusos_liberdade_imprensa.htm

 

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados