Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Fundador da Fraternidade Sacerdotal São Pedro elogia biografia alemã sobre Plinio Corrêa de Oliveira


Klaus_GorgesCarta do Padre Klaus Gorges, um dos fundadores da Fraternidade Sacerdotal São Pedro (FSSP), ao Sr. Mathias von Gersdorff agradecendo a biografia, em alemão, sobre a vida de Plinio Corrêa de Oliveira.

Honrado Sr.

Com grande proveito e estímulo para o munus pastoral acabo de ler seu livro “Encontro com Plinio Corrêa de Oliveira”.

O sr. mostra no seu livro como Plinio Corrêa de Oliveira estava profundamente arraigado na doutrina da Igreja e analisava com espírito atento os desenvolvimentos na Igreja e na sociedade, opondo-se aos desvios com grande inteligência, não medindo esforços para lutar pelo Bem e pela Verdade.

A alma de sua vida e de seu apostolado foi, como o sr. esclarece bem, a sua vida espiritual, sua intimidade com Nosso Senhor, sobretudo na sagrada eucaristia. Plinio Corrêa de Oliveira estava profundamente marcado pela herança espiritual de São Luiz Maria Grignion de Montfort, cujo tratado sobre a verdadeira devoção e entrega a Maria o levaram a colocar tudo na mãos da Virgem e a confiar sempre na sua proteção e mediação.

Plinio Corrêa de Oliveira não foi sacerdote, ele foi um leigo. Nunca ele desejou ser outra coisa. Sua entrega à doutrina da Igreja o fizeram realizar grandes coisas, bem ao contrário de muitos leigos engajados na Igreja hoje em dia, que às vezes almejam o cargo de pastor ou de sacerdote.

Seu livro, caro sr., apareceu num momento da história da Igreja em que estalou uma contestação à doutrina moral e aos sacramentos, no qual até Cardeais e Bispos de público defendem posições contrárias à Igreja. Se faz necessária a coragem de sacerdotes e leigos para fazer conhecer a doutrina da Igreja e também para defendê-la. Plinio Corrêa de Oliveira é um exemplo para nós, para que entremos nessa luta e de como devemos travá-la: com grande confiança na Providência Divina e em companhia de Nossa Senhora.

Quero agradecer-lhe muito pelo fato de nos ter feito conhecer a vida desse homem tão cheio de méritos. Que o livro tenha larga difusão.

Com os melhores votos
Klaus Gorges.

(Tradução da carta por Benno Hofschulte)

Detalhes do artigo

Autor

Edson Carlos de Oliveira

Edson Carlos de Oliveira

217 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados