Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Genealogia da Revolução Francesa


Em 5 de outubro de 1789, mulheres revolucionárias marcham de Paris a Versailles para atacar o palácio e aprisionar o rei e a rainha

Em fins do século XVIII, já cansado e envelhecido, o protestantismo se mostrava falho em força de expansão, minado por dentro pelos progressos crescentes da dúvida e do ceticismo; e atingiam um ápice as tendências liberais e igualitárias, que conservavam na França uns restos de vida, graças principalmente ao apoio do Estado.

O humanismo e a Renascença estavam mortos havia muito tempo, e no protestantismo tudo estava gasto. Mas o espírito igualitário que os suscitara — e era isso o que esses três movimentos tinham de mais dinâmico e fundamental — a eles sobrevivera e estava mais forte do que nunca. Esse espírito haveria de lançar a França, e depois a Europa inteira, num cataclismo liberal e igualitário.

De fato, o sentido igualitário, anti-monárquico e anti-aristocrático da Revolução Francesa é a projeção, na esfera civil, da tendência igualitária que levou o protestantismo a rejeitar os elementos aristocrático e monárquico da hierarquia eclesiástica. O fermento comunista, que trabalhava a extrema esquerda da Revolução, e que acabou por se explicitar em movimentos como o de Babeuf, não era senão o símile laico dos movimentos comunistas, como o dos irmãos Morávio, que brotaram daquilo que se poderia chamar a extrema-esquerda protestante. A completa laicização do Estado, a mascarada greco-romana, a contínua evocação das repúblicas do paganismo clássico, tudo isso mostrava na Revolução Francesa o efeito do humanismo, da Renascença e do enciclopedismo.

Cumpre insistir. O protestantismo, o humanismo e a Renascença não foram senão aspectos que o espírito anárquico e igualitário tomou em sua longa trajetória histórica. Esses aspectos se extinguiram, em parte porque o espírito que os suscitara, destruidor por excelência, os aniquilara no seu próprio foco. A Revolução Francesa não foi senão um aspecto novo e ainda mais enérgico desse mesmo espírito.

____________

Trecho extraído do Auto-retrato filosófico de Plinio Corrêa de Oliveira, cuja íntegra está disponível em www.catolicismo.com.br (edição de outubro/1996). Fonte: Revista Catolicismo, Nº 822, Junho/2019.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados