Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Homenagem ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Por Nuno Alvares

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 10/5/2021, 3:17:44 AM


Por ocasião do 26o. aniversário do passamento do Prof. Plinio, nesse 3 de outubro, o Instituto promoveu um ciclo de conferências, a recitação do terço junto à sua campa, no cemitério da Consolação, e celebração do Santo Sacrifício da Missa.

Concorreram, membros das TFPs de outros países e entidades afins, correspondentes e simpatizantes do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Delegações da Europa, dos EUA, América Latina se fizeram presentes.

Recitação do terço junto à sepultura do Prof. Plinio, cemitério da Consolação, São Paulo

Conferências sobre o papel central do Prof. Plinio na formação de TFPs, associações afins, expansão da ideia de contrarrevolução — o Brasil exportando ideologia — tiveram um destaque.

Livros, como o atualíssimo Moral Majorities across the Americas, ajudaram a pôr em foco a importância do conservadorismo católico brasileiro, antiprogressista, antissocialista. Nosso País, impulsionado pelas ideias do Prof. Plinio tomaram a vanguarda e deram rumo às aspirações conservadoras nas Américas.

O livro aborda, com base em documentos, a acertada atuação do Prof. Plinio, impulsionando a criação do Coetus Internationalis Patrum, — um núcleo antiprogressista — durante o Concílio.

Escreveu o Sr. Julio Loredo: “A ação anti-progressista de Plinio Corrêa de Oliveira, segundo Cowan, começou nos anos trinta com a constituição do Grupo Legionário, continuou com sua oposição ao neomodernismo dentro da Ação Católica nos anos quarenta, e com a fundação do movimento catolicismo nos anos 50.

Na época dos anos 60, o trabalho antimodernista de Plínio “repercutiu no Brasil [e também] teve repercussões internacionais significativas que ajudaram a moldar e sustentar a reação católica global à modernização e à secularização.”[3]Quando o Dr. Plínio chegou a Roma em 1962, portanto, ele já tinha ideias muito claras e um plano de batalha perfeitamente desenhado, ao contrário de muitos outros conservadores que “foram pegos de surpresa pela virada progressista do Conselho”[4]. Na verdade, explica Cowan, “a TFP antecipou a orientação do Concílio, e começou a se organizar antes dele começar.”[5] O arquivo privado do Monsenhor Sigaud contém o relato das reuniões com Plinio Corrêa de Oliveira para preparar o plano de oposição ao ataque progressista no Concílio, antes de ir para a Cidade Eterna.”https://www.aldomariavalli.it/2021/09/30/studio-il-riscatto-della-tradizione-e-il-ruolo-di-plinio-correa-de-oliveira-nella-creazione-della-destra-religiosa-internazionale/

***

O Santo Sacrifício foi celebrado na igreja Santa Terezinha, São Paulo, em solene missa cantada.

Ao Prof. Plinio nossas homenagens, nossa gratidão, nosso desejo de que suas obras, seu exemplo continuem a inspirar a fundação de outras TFPs ou entidades afins para a luta contra o esquerdismo e o progressismo. Tudo isso com vistas à derrota da Revolução gnóstica e igualitária e a implantação do Reino de Maria, conforme afirmou Nossa Senhora em Fátima: por fim meu imaculado coração triunfará.

Nossa Senhora nos guie, ilumine e conduza a contrarrevolução.

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados