Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Homenagens a Plinio Corrêa de Oliveira



No 26º aniversário do falecimento do inesquecível líder católico contra-revolucionário, fundador da TFP brasileira

Dr. Caio Xavier da Silveira, presidente da TFP Francesa, discorreu sobre a influência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e de toda a sua obra[Foto Marcelo Augusto de Siqueira]

No ano passado, devido à pandemia do vírus chinês, não foi possível realizar uma série de eventos para relembrar a vida e a obra do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição Família e Propriedade e inspirador de TFPs e entidades autônomas e coirmãs em muitos países dos cinco continentes.

Sob os auspícios do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, cujo presidente é o renomado arquiteto Adolpho Lindenberg, muitos dos discípulos do Prof. Plinio nas Américas e na Europa se reuniram nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro último na cidade de São Paulo para homenageá-lo com diversos atos.

Na Assembleia Legislativa

Palavras finais proferidas pelo deputado Gil Diniz [Foto Marcelo Augusto de Siqueira]

As homenagens tiveram início no dia 1º de outubro, com uma sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Intitulada “Homenagem ao líder católico Plinio Corrêa de Oliveira, fundador da Tradição, Família e Propriedade – TFP”. A iniciativa partiu do Deputado Gil Diniz, admirador do homenageado.

Compuseram a mesa diretora da sessão solene alguns discípulos de Dr. Plinio, destacando-se o Príncipe Dom Bertrand e Orleans e Bragança, o Duque Paul de Oldenburg, diretor da TFP alemã e Dr. Adolpho Lindenberg, presidente do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. O evento contou também com a presença de representantes da Igreja Católica, da sociedade civil e do poder público.

A sessão iniciou-se com todos os presentes rezando a Ave-Maria. Em seguida foi entoado o Hino Nacional. Coube ao diretor da União dos Juristas Católicos, Dr. Miguel Vidigal, pronunciar as primeiras palavras, nas quais enalteceu a obra de Plinio Corrêa de Oliveira. Depois Dr. Caio Xavier da Silveira, presidente da TFP Francesa, discorreu sobre a influência de Dr. Plinio e da entidade por ele fundada.

O Príncipe Dom Bertrand destacou aspectos da vida e do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira e sua relação com o destino do Brasil. Logo após, o Sr. John Horvat, vice-presidente da TFP americana, destacou a influência internacional do fundador da TFP brasileira.

As palavras finais foram proferidas pelo deputado Gil Diniz, que ressaltou a importância daquela sessão solene.

“Estamos nesse plenário para celebrar a vida, a obra desse gigante, desse herói nacional e católico, que o Brasil e o mundo precisam conhecer e está conhecendo, graças ao postulado de homens e mulheres como vocês. E que o Estado de São Paulo saiba que nós espelhamos um homem de ação, esse herói nacional, Dr. Plinio Corrêa de Oliveira”[1] – destacou o deputado.

O evento contou com a apresentação musical de gaitas de foles e outros instrumentos, feita por jovens que seguem a escola de pensamento de Dr. Plinio. O vídeo da sessão solene pode ser visto no canal da ALESP, no seguinte endereço: https://youtu.be/C-C6_PTC_nA

Exposições sobre a obra de Plinio Corrêa de Oliveira

Nos dias 2 e 4 de outubro houve quatro conferências mostrando o papel central do Prof. Plinio na expansão da ideia de Contra-Revolução[2] no mundo e o seu impacto na História. Os próprios revolucionários reconhecem esse papel e lamentam seu impacto. As conferências foram realizadas na sede principal do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

Nas palavras de abertura dessas exposições, o Dr. Caio Xavier da Silveira lembrou uma conversa que teve certa vez com o Dr. Plinio, na qual este lhe perguntou o que imaginaria dizer a Santo Elias caso ele lhe aparecesse. O próprio Dr. Plinio respondeu: “Perguntaria se Nossa Senhora está contente comigo”. Deste fato se podem tirar muitas lições — disse Dr. Caio — “o importante é o que Nossa Senhora faz conosco”.

Em outras conferências, discípulos de Plinio Corrêa de Oliveira trataram de diversos aspectos de sua vida e obra. No dia 2, Fernando Antúnez, chileno, tratou do “Âmbito, dimensão e esfera de ação do profetismo de Plinio Corrêa de Oliveira”. Em seguida, Renzo Álvarez, da TFP peruana, apresentou o tema “Previsões e denúncias em defesa da Igreja e da civilização cristã feitas por Dr. Plinio.

No dia 4, John Horvat, vice-presidente da TFP americana, expôs a respeito da gesta de Plinio Corrêa de Oliveira, a qual continua viva e dela fazemos parte.Apresentou então um resumo do livro Moral Majorities across the Americas,de autoria do historiador esquerdista norte-americano, Benjamin Cowan, no qual este mostra o papel fundamental do Brasil no impacto da direita mundial e reconhece o relevante papel do Prof. Plinio e seus discípulos nesse impacto.

[leia amanhã, neste site, a transcrição dessa exposição].

A última conferência foi pronunciada por Frederico Abranches Viotti, membro do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, que apresentou o tema “Plinio Corrêa de Oliveira, seu impacto na História e sua visão profética sobre o mundo atual”.

Os conferencistas mostraram como os prognósticos e as denúncias de Dr. Plinio foram reconhecidas até mesmo por vários de seus adversários, inclusive por expoentes da Teologia da Libertação.

Orações junto à sepultura do Prof. Plinio no Cemitério da Consolação, em São Paulo. [Foto Michael Gorre]

Orações junto à sepultura de Dr. Plinio

Na manhã do dia 3 de outubro, discípulos e admiradores se reuniram junto à sua sepultura no Cemitério da Consolação, em São Paulo. No mesmo jazigo encontram-se sepultados seus pais, o advogado João Paulo Corrêa de Oliveira, e sua mãe, Lucilia Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira. Ali, junto à campa, rodeada pelos estandartes dourados do Instituto que leva o nome do homenageado, foi rezado um terço do Rosário.

Missa na Igreja de Santa Teresinha

Momento do sermão, durante a Missa na Igreja de Santa Teresinha [Foto P.R.Campos]

O aspecto religioso da homenagem foi ressaltado na tarde daquele 3 de outubro por uma Missa solene celebrada na igreja paroquial de Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro de Higienópolis.

         Nessa data em que se celebra o dia do nascimento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para a vida eterna, celebra-se também a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus segundo o calendário da liturgia romana tradicional. A grande santa carmelita teve uma particular influência na espiritualidade do homenageado.

Lançamento de livros. A Marcha da Contra-Revolução

Banquete e, abaixo, foto oficial no Nacional Club [Fotos Michael Gorre]

         No dia 4 houve um almoço no Clube Nacional, durante o qual vários dos presentes discursaram sobre a gesta do homenageado, muito viva nas ações de seus discípulos.

         Antes do encerramento do almoço foram apresentados dois novos livros, preparados para a ocasião: Meu Itinerário Espiritual, que apresenta uma “compilação de relatos autobiográficos de Plinio Corrêa de Oliveira”, fundador de uma família de almas e de nova escola de espiritualidade. Com efeito, Dr. Plinio deixou riquíssimo legado de reuniões, parte delas retratadas nos dois volumes desta obra.

O outro livro foi uma nova e esplêndida edição dos “Ambientes, Costumes, Civilizações”, seção publicada em Catolicismo ao longo de duas décadas e cuja autoria era do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Este explicou a importância dessa seção em seu “Autorretrato Filosófico”:

“Foi também em Catolicismo que criei e mantive, durante vários anos, a seção Ambientes, Costumes, Civilizações, por muitos apontada como a expressão rica e original de uma escola de produção intelectual. Essa seção constava da análise comparativa de aspectos do presente e do passado, tendo por objeto monumentos históricos, fisionomias características, obras de arte ou de artesanato, apresentados ao leitor através de fotos. Tal análise, feita à luz dos princípios que explicitei em Revolução e Contra-Revolução, tinha por meta mostrar que a vida de todos os dias, em seus aspectos-ápice ou triviais, é suscetível de ser penetrada pelos mais altos princípios da Filosofia e da Religião.”

         As homenagens ao eminente líder católico foram concluídas com a apresentação do audiovisual “A Marcha da Contra-Revolução, 2017 – 2021” relatando atividades dos últimos quatros anos das entidades coirmãs do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. O audiovisual apresentou a expansão e atualidade dos ideais que o Prof. Plinio sustentou e impulsionou durante sua longa vida e que ainda hoje continuam florescendo por meio de entidades existentes nos cinco continentes.


[1]https://youtu.be/C-C6_PTC_nA – YouTube: “Homenagem ao Líder Católico Plinio Corrêa de Oliveira, Fundador da Tradição, Família e Propriedade” – acessado em 8 de outubro de 2021

[2]As palavras “Revolução” e “Contra-Revolução”, são aqui empregadas no sentido que lhes dá o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em seu livro “Revolução e Contra-Revolução”, cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de “Catolicismo”, em abril de 1959.

Detalhes do artigo

Autor

Rodrigo da Costa Dias

Rodrigo da Costa Dias

65 artigos

Voluntário da Ação Jovem do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados