Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes


Atração pelo esguio, pelo ascético, voltada para o Céu

Tendo em primeiro plano o belo cruzeiro, a fotografia captou a igreja num ângulo muito feliz e poético. O elemento indispensável da paisagem nordestina está presente — as palmeiras, que parecem apostar corrida com as torres, sem conseguir superá-las. O nome da igreja diz tudo: Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes.*

A fachada apresenta uma nota que a distingue de outras igrejas do tempo colonial. Com certa frequência, os templos religiosos da época destacavam o horizontal, não o esguio. Nesta se encontra esse aspecto, para mim de grande mérito, visando ao esguio, ao mais elevado.

Ela é um pouco estreita em relação à sua altura. As janelas também são de altura um pouco maior que a comum, e isto é muito louvável. Os ornatos junto ao teto, no centro e nas torres, se voltam especialmente para cima, para o céu. Dir-se-ia que há no edifício uma procura do esguio, do ascético, daquilo que busca o Céu e as realidades superiores às desta Terra.

O conjunto esguio da igreja é muito propício a recordar as batalhas de Guararapes, que se travaram nas proximidades em defesa da fé católica. Lembra a ascese dos heróis naquele combate religioso contra o invasor holandês.


Excertos de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 22 de maio de 1985. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 823, Julho/2019.


* A igreja foi construída no século XVII, em ação de graças pelas vitórias alcançadas em 1648-49, nas guerras contra os invasores holandeses. Está localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife (PE). Nela se conservam imagens barrocas de grande valor histórico e obras de arte dos séculos XVII e XVIII, além dos restos mortais de João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, heróis da Batalha de Guararapes.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

550 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados