Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Juventude, eis a opção: idealismo e formação moral ou degradação e morte prematura?


Futuro de astros mirins, formação católica e a Santa Ceia. Juventude o que escolheste ser, definirá o seu futuro e de sua Nação!

Conforme matéria do UOL ¹: “É comum vermos casos de astros mirins do cinema que acabaram jogando fora uma carreira promissora.

 

Esse é o caso de Shaun Weiss, que viveu Greg “Goldie” Goldberg na franquia Nós Somos os Campeões, da década de 90.

Atualmente com 41 anos de idade, Shaun foi preso por invasão de domicílio na cidade de Marysville, no estado norte-americano da Califórnia.

As autoridades detiveram Shaun, que não teve reações violentas, mas aparentava estar sob efeitos de metanfetamina.

 

As fotos do ex-astro após a prisão também chamaram a atenção dos fãs, devido a aparência completamente deteriorada do homem”.

 

 

 

Vejamos agora outra cena; a formação moral de jovens católicos

Jovens do IPCO participam de Jornada de Formação.  Um ambiente que fala ao jovem sob o duplo aspecto corpo-alma. Onde uma formação moral é o único alicerce para se construir uma Juventude sadia e edificar o novo Brasil.

A Sabedoria duas vezes milenar da Igreja

O contraste entre as duas “cenas”: de um lado um jovem artista que se entrega às paixões e à droga (e quantos, tristemente estão no mesmo caso) e de outro lado – também jovens – que recebem a formação intelectual e moral segundo os princípios católicos.

Quanta razão tem, pois, a doutrina católica ensinando ao jovem a pratica dos mandamentos como condição indispensável para uma saúde de alma e corpo. Ordenando-os, onde a Fé ilumina a inteligência, dá força à vontade e orienta a sensibilidade.

Pelo contrário, — como tantas vezes acontece – “astros mirins do cinema que acabaram jogando fora uma carreira promissora”. Infelizmente não só a do cinema, como muitas outras profissões…

Na busca de rostos para pintar a Santa Ceia, algo inesperado ocorre…

Estas duas cenas fizeram-me lembrar de um conto onde um grande pintor estava à procura de pessoas que serviriam de inspiração para compor os rostos dos Apóstolos na Santa Ceia.

Quis ele começar buscando um jovem que poderia ter as virtudes do apóstolo virgem, São João Evangelista – o segundo devoto do Sagrado Coração de Jesus Cristo.

Onde encontraria um jovem com tais características? Pois bem, o encontrou e começou a pintar. Mediante uma boa gorjeta pelo serviço prestado, agradeceu e foi procurar os outros modelos de apóstolos. Foi ao Píer para encontrar alguém que parecesse com São Pedro, e assim por diante. Sua busca durou anos e, enfim é chegada a hora de pintar Judas Iscariotes.

Teve (o pintor) que ir em lugares de baixa reputação, onde homens se entregavam a todos os tipos de vícios. Avistou alguém que antes mesmo de propor o trabalho, se jogou de forma desesperada, falando: “ Me dê uma moeda, faço o que você quiser! ”. Para este não foi preciso desembolsar muito.

… Quando o pintor estava quase terminando a figura de Judas, – aquele homem em estado quase desumano – começou a chorar torrencialmente. O pintor pergunta: “Porque choras?” O pobre homem responde em pranto: “ Já estive aqui.”  O pintor: “Como, assim?”  Depois de retomar o fôlego, se explica: “Alguns anos atrás o senhor me contratou para servir de exemplo de São João Evangelista, por parecer com ele, hoje nem o senhor me reconhece mais. Em que estado, estou eu…” – Continua a chorar o pobre homem!

Contudo, o final desta história está nas mãos deste homem como nas mãos de muitos outros. Será a do “Filho Pródigo” ou de Judas Iscariotes? Então, jovens! Tenham sabedoria em suas escolhas.

Pois bem, juventude o que escolheste ser, definirá o futuro seu e da Nação!

Nos resta uma palavra de estímulo. Escrevia Prof. Plinio sobre uma renovação do Brasil tanta desejada:

Eduque-se nos princípios religiosos e católicos (este grande povo), e ver-se-á dentro em pouco um Brasil novo florescer, em que, eliminados os defeitos e reconduzidas as qualidades boas a seus verdadeiros limites, a História saudará o aparecimento de uma grande nação”.²

Fonte:

¹  https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/famosos/2020/01/astro-dos-anos-90-e-preso-e-fas-ficam-chocados-com-aparencia

²   https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG321002_Patriotismo.htm

 

Detalhes do artigo

Autor

Marcio Coutinho

Marcio Coutinho

52 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados