Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Lições da História: Hitler começou pela invasão da Áustria


A História nos fornece lições: a sabedoria nos convida a aprender com elas. A tentação do expansionismo ditatorial continua se bem que Hitler não esteja no poder. Xi Jinping cobiça Taiwan e enforca a liberdade em Hong Kong. Putin, após abocanhar a Crimeia, em 2014, lança agora suas tropas para a fronteira da Ucrânia.

A Rússia é conhecidamente uma aliada da Venezuela.

O governo russo, aliado de Maduro, elogiou as eleições “transparentes”. “O processo eleitoral foi organizado de forma mais responsável e transparente do que em certos países que costumam se apresentar como um exemplo de democracia”, afirmou, em nota a chancelaria russa. https://ipco.org.br/russia-de-putin-legitima-eleicoes-na-venezuela-reacao-do-brasil/

Perguntamos: Putin aproveitou o centenário da Revolução comunista (2017) a fim de pedir perdão pelo passado da URSS? Condenou ele a revolução bolchevista?

Remetemos nossos leitores para o artigo de Péricles Capanema, em nosso Site, “Putin desfaz ilusões” publicado em “New Europe” em que o líder russo expõe suas convicções e orientação política. https://ipco.org.br/putin-desfaz-ilusoes/

Vejamos as lições da História.

Pretextos expansionistas de Hitler

Da esquerda para direita: Chamberlain, Daladier, Hitler, Mussolini e Ciano após a assinatura do Acordo de Munique.

O ano crucial da crise europeia foi 1938. Em 11 de Março teve lugar a invasão da Áustria e a sua ocupação pela Alemanha, que a História registrou com o nome de Anschluss. Este foi o primeiro acto da Segunda Guerra Mundial (1)

Assim comentava o Prof. Plinio: “O dramático desaparecimento, do mapa europeu, da Áustria católica, esmagada com criminosa brutalidade pelo tacão da bota nazista, torna oportuno um retrospecto político que fazemos com a alma indignada e o coração em sangue.”

Em 1938, consolidado o eixo Roma-Berlin, Hitler começa a exigir imperiosamente a anexação da Áustria à Alemanha. A Itália manifesta discretamente seu agrado. As chancelarias inglesa e francesa franzem a testa.

Schuschnigg, o imortal sucessor de Dollfuss resiste tanto quanto pode. No entanto, em um gesto brusco e inesperado, com violação de todos os princípios, com profanação ultrajante dos brios de toda a Europa, Hitler, novo Juliano Apóstata, se apodera da Áustria infeliz.

Imediatamente a paganização começa. Dois Arcebispos são aprisionados, todas as associações de moços católicos são dissolvidas, nazistas paganizantes são instalados no governo e todos os meios de influenciar a opinião são colocados nas mãos desses pagãos. É esta a situação da Áustria! (2)

Mussolini endossa a invasão da Áustria

“Mussolini, deitando por terra a sua tomada de posição de 1934 quando, para evitar a anexação da Áustria, tinha enviado divisões alpinas à fronteira de Brenner, desta vez aprovou a acção de Hitler. Para celebrar a amizade ítalo-germânica, o Führer realizou uma visita oficial a Itália de 3 a 9 de Maio de 1938. Naquela ocasião, Pio XI recolheu-se a Castelgandolfo, fora do período costumeiro, para, como afirmou, não ter de assistir, “no dia da Santa Cruz”, à apoteose “de uma cruz que não é a de Cristo” (3).

França e Inglaterra se omitem

“O que faz a Inglaterra? Enquanto as tropas alemãs se preparam para invadir a Áustria, enquanto Schuschnigg apela para toda a Europa contra a prepotência de que sua pátria está sendo vítima, o Sr. Von Ribbentropp, Ministro do Exterior do Reich, oferece em Londres uma grande recepção, à qual comparecem 600 personalidades da “elite inglesa”. “Delenda est Britania…”

“A França, a gloriosa primogênita da Igreja, dileta entre todas e valente como nenhuma, está vitalmente interessada na manutenção da independência austríaca, porém não pode intervir. É que os comunistas se incumbiram de provocar uma crise ministerial na França, exatamente no momento em que isto facilitará a ação de seu pseudo-adversário, o sr. Hitler. É em grande parte aos comunistas franceses, com o sr. Hitler, que este deve seu sucesso.

“Quanto a Mussolini, em cujas mãos está a direção de um dos mais nobres e católicos povos da terra… nem é bom falar. Um telegrama benevolente e generoso do Führer o recompensa: “Mussolini, não me esquecerei de vosso gesto”.

“Deus também não se esquecerá… e a hora dele chegará.” (4)

***

A História nos fornece lições: a sabedoria nos convida a aprender com elas. A tentação do expansionismo continua se bem que Hitler não esteja no poder. Xi Jinping cobiça Taiwan e enforca a liberdade em Hong Kong. Putin, após abocanhar a Crimeia lança suas tropas para a fronteira da Ucrânia.

Irão as potências ocidentais imitar o exemplo suicida de Neville Chamberlain e Daladier face ao expansionismo de Hitler? Haverá aqueles que preferem seguir Mussolini apoiando a invasão da Áustria?

Deus Nosso Senhor tenha misericórdia do Ocidente e evite essa capitulação.

(1) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Cruzado0208.htm

(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_380320_conjuracao_cesares.htm

(3) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Cruzado0208.htm

(4) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_380320_conjuracao_cesares.htm

Mais do que qualquer argumentação, este retrospecto provará a solidariedade com que os Césares totalitários e os sinédrios liberais trabalham para crucificar mais uma vez o Salvador, representado hoje pela Santa Igreja.

Com o Anschluss, o Estado austríaco foi praticamente varrido do mapa da Europa (95). Com “a alma indignada e o coração em sangue”, Plínio Corrêa de Oliveira denunciou, em artigo de cinco colunas na primeira página, o “dramático desaparecimento do mapa europeu da Áustria católica” (96).

No número 289 do Legionário, de 27 de Março de 1938, apareceu em primeira página uma imagem do Coliseu, com a notícia de que o grande monumento teria sido iluminado em honra da visita de Hitler a Roma. “O Coliseu, testemunha multi-secular do martírio dos primeiros cristãos e da insaciável crueldade do paganismo, será iluminado em honra do perseguidor dos cristãos dos nossos dias e restaurador do paganismo na Alemanha… com uma forte luz vermelha!”

Em 12 de Setembro de 1938, depois da anexação da Áustria, ocorreu a dos Sudetos. Para impedir que a situação se precipitasse, o primeiro ministro britânico Neville Chamberlain deslocou-se pessoalmente a Berchtesgaden para negociar com o Führer. Plínio Corrêa de Oliveira não tinha ilusões: “A guerra –escrevia naquela ocasião– é uma questão de dias, ou de meses, mas fatalmente explodirá (…). Enquanto Hitler estiver no poder, ela será inevitável” (98).

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados