Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Ministro Vannuchi mudou o texto do PNDH-3 mas sua conduta continua a mesma

Por Atilio Faoro

2 minhá 14 anos — Atualizado em: 11/8/2016, 11:28:32 PM


Atilio Faoro

Segundo a Agência Brasil (8/6/2010), o governo inaugurou em São Luis do Maranhão um “monumento em homenagem a perseguidos políticos”. Maurice Politi, coordenador do projeto, explicou a finalidade da inauguração: “Estamos fazendo tudo para não perder a memória e para mostrar à juventude o que foi a ditadura.”

Após inauguração de monumento em honra a líder comunista numa escola, o Ministro Vannuchi quer “multiplicar essas homenagens”.

Desde 2007 foram entregues 18 monumentos semelhantes em 11 cidades e o 19º monumento foi inaugurado em São Luís pelo próprio ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em homenagem a Ruy Frazão Soares, estudante e líder comunista.

O portal “O vermelho”, do Partido Comunista do Brasil (PcdoB), comenta eufórico que este é “o primeiro memorial deste tipo inaugurado numa escola”, o Liceu Maranhense, onde o estudou o militante comunista. Na ocasião, o Ministro Paulo Vannuchi, confirmou o desejo de o governo seguir avante com a iniciativa. “Precisamos multiplicar essas homenagens por todo o território brasileiro”, disse Vanucchi.

O PNDH-3 na sua primeira redação visava, na educação básica e superior, “desenvolver programas e ações educativas, inclusive a produção de material didático-pedagógico sobre o regime de 1964-1985 e sobre a resistência popular à repressão”.

Esta proposição radical foi “atenuada” pelo Decreto Lei 1777, que em 12 de maio de 2010 modificou o PNDH-3. Na nova redação, o objeto dos tais “programas e ações educativas” passou a ser “graves violações dos direitos humanos” ocorridas no período de 18-9-1946 até a data de promulgação da Constituição.

Mudou o texto, mas a praxis continua a mesma. Com formulações “consensuais” e geralmente ambíguas pensava o ministro Vannuchi lançar areia nos olhos dos brasileiros.  Tudo para confundir as mentes desavisadas. Mas suas palavras e seus atos transmitem uma mensagem clara: o texto legal do DL 1777 não vai alterar em nada a conduta dos representantes do atual governo.

Detalhes do artigo

Autor

Atilio Faoro

Atilio Faoro

39 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados