Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Na Igreja Católica repetiu-se a Paixão de Nosso Senhor, mas raiará a Ressurreição

Por Paulo Roberto Campos

2 minhá 5 anos — Atualizado em: 4/12/2020, 4:27:42 PM


Apesar da crise na Igreja, ocorrerá comela, ainda em nossos dias, algo semelhante à Ressurreição de Jesus Cristo

A Santa Igreja,bem sabemos, é imortal, mas passa presentemente por uma Paixão — ela émartirizada e, por assim dizer, passa por uma nova “Sexta-Feira Santa”, na qualse procura condená-la e crucificá-la.

A exemplo deNosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica é perseguida, odiada, abandonadapor inúmeros de seus próprios filhos, muitos destes, inclusive, ocupando altasfunções em sua hierarquia. Assim, a Igreja muitas vezes parece sepultada sob apesada pedra de um sepulcro.

Porém, osverdadeiros fiéis confiam firmemente na promessa de Nosso Salvador a São Pedro:“as portas do inferno não prevalecerão” contra a Igreja (Mt 16,18), ecom Ela ocorrerá algo semelhante à Ressurreição do Divino Redentor. Ela poderáser crucificada, mas um dia triunfará gloriosamente!

Posta essa conjuntura,nós, católicos que desejamos manter a íntegra fidelidade mesmo nascircunstâncias presentes, nas situações mais amargas e aparentemente sem saída,temos a obrigação de fazer em prol da Igreja e da Cristandade o que outrorarealizaram os cruzados para libertar o Santo Sepulcro de Nosso Senhor JesusCristo.

O texto abaixo— extraído de histórico artigo de Plinio Corrêa de Oliveira publicado narevista Catolicismo (janeiro/1951) — constitui um verdadeiroprograma para todos católicos autênticos e nos encoraja à resistência aos malesque presentemente nos afligem.

“Na Idade Média,os cruzados derramaram seu sangue para libertar das mãos dos infiéis o Sepulcrode Nosso Senhor Jesus Cristo e instituir um Reino Cristão na Terra Santa. […]Mas o que é o Reino de Cristo, ideal supremo dos católicos? […]

O próprio da Igreja é deproduzir uma cultura e uma Civilização Cristã. É de produzir todos os seusfrutos numa atmosfera social plenamente católica. O católico deve aspirar a umacivilização católica, como o homem encarcerado num subterrâneo deseja o arlivre, e o pássaro aprisionado anseia por recuperar os espaços infinitos docéu.

E é esta a nossa finalidade,nosso grande ideal. Caminhamos para a civilização católica que poderá nascerdos escombros do mundo de hoje, como dos escombros do mundo romano nasceu acivilização medieval. Caminhamos para a conquista deste ideal, com a coragem, aperseverança, a resolução de enfrentar e vencer todos os obstáculos, com que oscruzados marcharam para Jerusalém. Porque, se nossos maiores souberam morrerpara reconquistar o Sepulcro de Cristo, como não querermos nós, filhos daIgreja como eles, lutar e morrer para restaurar algo que vale infinitamentemais do que o preciosíssimo Sepulcro do Salvador, isto é, seu reinado sobre asalmas e as sociedades, que Ele criou e salvou para O amarem eternamente?”. 

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

227 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados