China pode entrar numa crise da qual não conseguirá sair em uma década
China pode entrar numa crise da qual não conseguirá sair em uma década

Christopher Balding, professor naHSBC Business School da Universidade de Pequim, denunciou que mais de um trilhão de dólares contabilizados no PIB oficial chinês pura e simplesmente não existem.

Ele argumenta com dados convincentes: o PIB chinês está distorcido e cálculos prudentes apontam um número bem menor, noticiou “World Affairs”.

Balding se apoia no trabalho de Stephen Green, do Standard Chartered Bank, um dos primeiros a denunciar que a China superdimensiona o seu PIB ao manipular os dados da inflação, e que a economia chinesa só cresceu 5,5% no último ano e não 7,8% como reza a vulgata oficial.

Para Green, caso houvesse um índice para medir o grau de suspeita que paira sobre as estatísticas oficiais da China ele se utilizaria do termo técnico americano: ‘crazy bad’ (loucamente ruim)”.

Antes de se transformar no czar da economia chinesa, Li Keqiang confiou a representantes americanos que suas estatísticas não são confiáveis, ou “feitas a mão”.

Os estatísticos chineses podem ficar mal à vontade com os dados incontestáveis de Balding, mas de fato nada acontecerá.

Cidades fantasma servem para inflacionar PIB, mas auguram catástrofes
Cidades fantasma servem para inflacionar PIB, mas auguram catástrofes

Afinal de contas, a falsificação não se deve a erros de cálculo, mas a um desígnio de hegemonia mundial que os chefes chineses herdaram do patriarca marxista Mao Tsé Tung.

Os estudos de Green e Balding revelam um estado crítico de fraqueza da economia chinesa. Há enorme desacordo sobre a proporção dívida–PIB, e não se sabe bem qual é o volume real da dívida, uma vez que o governo central está “criando” PIB com gastos estatais massivos. As cidades fantasmas são um exemplo claro disso.

Li Keqiang tenta convencer a comunidade financeira mundial do contrário, mas ele anunciou um “estímulo econômico não-oficial” que obriga os bancos a emprestarem dinheiro às províncias para preencher metas do governo.

Mas o truque de Li infla os números do PIB e levanta sérias dúvidas sobre o futuro pagamento das obrigações governamentais.

Pequim defende que sua dívida pública em 2012 equivalia a 40% do PIB, e, portanto gerenciável. Mas, sem dúvida a proporção é muito maior. Alguns sugerem até 200% (nos EUA em crise, a proporção atingiu 102,9% na mesma data).

Se os números de Balding estiverem certos, a China está à beira de uma monumental crise. Exageros aparecem nos números relativos à produção industrial.

Se os temores forem confirmados, o país comunista vai entrar numa crise da qual não conseguirá sair nesta década, concluiu “World Affairs”.

7 COMENTÁRIOS

  1. O POVO QUE TRABALHO, BOLSA FAMILIA É ESMOLA – AO FINAL DA VIDA NAO HOUVE NENHUMA CONTRIBUIÇAO PREVIDENCIARIA PARA QUE ESTE POBRE ESMOLEU TENHA UMA APOSENTADORIA. TAMBEM, PARA QUE ? TEMOS O “LOAS” QUE APOSENTA QUEM NUNCA TRABALHOU.

  2. Concordo com o amigo Aldo, e neste mesmo diapasão, deveríamos nos preocupar mais com as manipulações Dilmaticas da nossa economia, onde produzem votos com o bolsa família, enquanto desgastam o amor próprio do cidadão que o aceita passando a se despreocupar ao logo dos anos com o seu próprio sustento. Há um proverbio que diz: A ociosidade é a mãe de todos os vícios – por isso o “krake” já está bem disseminado no campo, onde os agricultores são viciados.

  3. ESSA É A GRANDE MIRAGEM DE UMA IMAGINÁRIA GRANDE ECONOMIA SÓCIO-COMUNISTA ATÉIA.
    Qualquer semelhança com o que está acontecendo com a economia do Brasil nas mãos comunistas do PT e seus cúmplices, não será mera coincidência.
    Essa é uma prática desonesta para enganar a todos. A MENTIRA e a MANIPULAÇÃO é a marca registrada de todos os regimes comunistas em todo o orbe terrestre, sem o que, eles não conseguiriam sobreviver.
    Ninguém seguiria a satanás se ele falasse a verdade e se mostrasse como ele realmente é. ASSIM É O COMUNISMO ATEU.

  4. ALDO LANGBECK CANAVARRO,

    Talvez sua resposta esteja no próprio texto acima: “Os estudos de Green e Balding revelam um estado crítico de fraqueza da economia chinesa. Há enorme desacordo sobre a proporção dívida–PIB, e não se sabe bem qual é o volume real da dívida, uma vez que o governo central está “criando” PIB com gastos estatais massivos. As cidades fantasmas são um exemplo claro disso.”. Ou seja, um Eike trilhonário.

  5. OS COMUNISTAS NATURALMENTE SÃO FALSARIOS E SOBREVIVEM DE FALSAS PROPAGANDAS!
    Tudo deles é manipulado; como fazem tudo ao inverso, quando anunciam grandes feitos, investimentos e sucessos, inverta o que disseram. Com eles são satanistas, faça a tradução nessa direção e veja o que de fato representa, baseando comprovadamente que FALAM UMA, MAS FAZEM OUTRA MUITO DIFERENTE!
    Já notou que nada assumem de nada? Culpam os governos anteriores ou algum que fabricam para ser o bode expiatório. Para eles em suas propagandas, o Brasil está ótimo e melhorará, assim como o caso da China: se as empresas ocidentais saírem de lá o país quebra-se, estando lá por o governo chinês lhes proporcionar seu povo escravizado para trabalhar de graça, 12 H/dia sem direito algum trabalhista a 150,00/mês.
    Os comunistas, tudo que apresentarem como verdade ou dados econômicos, têm a mesma credibilidade do diabo!

  6. Grande novidade! Manipular dados do PIB, é uma prática que nosso governo usa e abusa, contabilizando um número mágico chamado “economia informal”, que se acomoda aos interesses políticos do momento, logo para o Brasil isto faz parte da paisagem!
    E depois que diferença faz? Crescimento de 5,5% ou 7,8%, num caso ou noutro, a China vai se tornar a primeira economia do mundo, é só uma questão de tempo!
    Um dado que me intriga nesta notícia, esta crise anunciada,
    esta ameaça de não poder pagar suas dívidas (coisa de pais de terceiro mundo)isto não pode ser verdade, não consigo entender,
    como um país com reservas cambiais de 3,6 trilhões de dólares,
    pode estar a beira de uma crise? ou seja, a beira da falência! Se alguém tiver uma resposta, por favor ilumine a escuridão da minha ignorância!
    P.S. Será que existe alguma versão de “Eike Batista chinês”
    governando o país???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome