Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

No nevoeiro do relativismo


SDP diversos

“Permita-me acrescentar, Dr. Plinio, que algo em seus artigos me entristece. É a certeza que o sr. sente a respeito de tudo quanto afirma. É uma certeza tão categórica, tão compacta, tão absoluta, que causa mal-estar. Aos que pensam como o sr., porque a certeza deles é bem menor que a sua. Aos que não têm certeza nenhuma, porque sentem as certezas do sr. como pontiagudos desafios. E aos que do sr. discordam… destes então nem se fale.”

Assim foi que os leitores da “Folha de S.Paulo” ,[1] puderam começar a acompanhar a curiosa troca de cartas entre Plinio Corrêa de Oliveira e uma leitora.  Não carece de atualidade nem a carta, nem sobretudo a resposta.

Mas vejamos antes o que se deve entender por relativismo. Para este, não existem certezas. Nem verdades absolutas. A verdade, o bem e o mal variam sempre de acordo com a pessoa e as circunstâncias de tempo e de lugar (Wiki). Ninguém nunca pode dizer: isto é assim, e não é de outro jeito.

Um exemplo desta postura encontramos numa enfermiça e famosa canção: “imagine que não exista nenhum paraíso, É fácil se você tentar. Nenhum inferno abaixo de nós, sobre nós apenas o firmamento. Imagine todas as pessoas vivendo pelo hoje…”.[2]

É fácil demais, não é? Se basta imaginar, qualquer um pode concluir o que quiser… É o tal nevoeiro do título. Mas isso é válido? Útil? [3]

Dr. Plinio responde à leitora:

“Se toda verdade é relativa, e sobre ela pesa a hipoteca de uma dúvida; se deve ser tolerada toda opinião diversa à que se tem, pergunto-lhe:

“Por que a sra. não admite que, em rigor de lógica, seu relativismo também é relativo, e que deve pesar a hipoteca de uma dúvida sobre sua convicção quase fanática, de que não há certezas válidas ?

 “Se lhe pareço intolerante, a sra. há de achar lógico que eu não tolere certas posições doutrinárias. Eu é que não compreendo como a sra., que se gaba de tolerar tudo, não me tolere a mim (e aos incontáveis brasileiros que a sra. reputa intolerantes). Sua tolerância tem mão e não tem contramão. A sra. tolera só os que, como a sra., são tolerantes. E me acusa de só tolerar os que pensam como eu…

“A sra. e suas opiniões ficam de fora desse alto cume central do pensamento — que é o centrismo em sua opinião — porque são intolerantes.

“Esse cume, do qual a sra. nos exclui com tanta certeza e intolerância, não tenho vontade de o galgar. Porque não reconheço nele um cume.

Cume é certeza. A dúvida é abismo.”

 


[1] “Folha de S. Paulo”, 29.10.77.

[2] “Imagine”, de John Lennon.

[3] O autor desta infeliz canção teria dito uma vez que ela era “o Manifesto Comunista em sua mais pura essência”.

 

Detalhes do artigo

Autor

Leo Daniele

Leo Daniele

201 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados