Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Notícia antiga, ares novos: catastrofismo ecológico sofre novo revés


A notícia que transcrevemos é de 2014, porém, estudos recentes sobre o maior aquífero do mundo mostram, mais uma vez, o quanto Deus galardoou o Brasil com imensos recursos naturais.

(Estado),https://marsemfim.com.br/amazonia-possui-um-verdadeiro-oceano-subterraneo, João Lara Mesquita, 13 de março de 2014: “Durante Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi estimado que a Amazônia tem um oceano subterrâneo. A reserva de água tem volume de cerca de 160 trilhões de metros cúbicos”.

     Pode abastecer a humanidade por 250 anos

“O volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani. Este depósito de água doce subterrânea abrange os territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Ele tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados (km2) de extensão”.

Estudos mais recentes mostram que a reserva de água equivale a mais de 150 quatrilhões de litros e pode abastecer a humanidade por 250 anos.

“De acordo com a equipe, a reserva subterrânea representa mais de 80% do total da água da Amazônia. A água dos rios amazônicos, por exemplo, representa somente 8% do sistema hidrológico do bioma. As águas atmosféricas têm esse mesmo percentual de participação”.

  “Os trabalhos sobre o Aquífero da Amazônia foram iniciados há apenas 10 anos.  O estudo indicou que está situado em meio ao cenário de uma das mais belas praias fluviais do país. Ele teria um depósito de água doce subterrânea com volume aproximado de 86,4 trilhões de metros cúbicos”.

* * *

      Na opinião dos ecologistas fanáticos o homem é o depredador da natureza.

Pelo contrário, sendo o homem o Rei da Criação, foi-lhe dado por Deus a missão: “Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, e sobre todos os animais, que se movem sobre a terra” (Gen I, 28).

Comenta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: É desígnio da Providência que, agindo segundo essa ordem (criada por Deus), a humanidade complete de algum modo, — com a obra de suas mãos, — a excelência da criação. Quando a técnica se deixa guiar inteiramente pela doutrina da Igreja, ela concorre para produzir o verdadeiro progresso, muito diverso do imenso caos a que nos conduziu o tecnicismo neopagão”.1

O verdadeiro antidoto contra os abusos da Revolução Industrial não está, portanto, no Naturismo e menos ainda na Ecologia panteísta. A solução está no reto uso dos recursos naturais segundo a sabedoria.

1 – https://www.pliniocorreadeoliveira.info/1958_091_CAT_O_verdadeiro_progresso_tecnico.htm

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados