Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Notícias Breves – 05/09

Por Outros autores

6 minhá 7 anos — Atualizado em: 9/5/2017, 5:43:56 PM


Destaques

1 – OS CATÓLICOS RUSSOS PEDEM AO OCIDENTE NÃO ESQUECER AS VÍTIMAS DO COMUNISMO
2 – CATÓLICOS RUSSOS INSATISFEITOS E UCRANIANOS PREOCUPADOS COM O POLÍTICA DE APROXIMAÇÃO DO VATICANO
3 – DIVINDADE HINDU CULTUADA NA IGREJA
4 – VITÓRIA CONTRA A IDEOLOGIA IDEOLOGIA DE GÊNERO NO PERU
5- OPOSTO COM OBJETIVOS SEMELHANTES

Para alternar entre os tópicos, utilize os botões “Anterior” e “Próximo” abaixo:

OS CATÓLICOS RUSSOS PEDEM AO OCIDENTE NÃO ESQUECER AS VÍTIMAS DO COMUNISMO
Religión Digital, 31.08.2017

Por ocasião do centenário da Revolução russa que se cumprirá em outubro próximo, o Secretário Geral da Conferência dos Bispos católicos da Federação Russa, Mons. Igor Kovalevsky, fez um apelo aos cristãos ocidentais a manter vivo a lembrança dos católicos russos que deram a vida sob a perseguição do regime comunista da União Soviética. As purgas internas e o envio de católicos ao Gulags (campos de trabalhos forçados) para uma “reeducação” gerou uma das maiores ondas de perseguição da história.

CATÓLICOS RUSSOS INSATISFEITOS E UCRANIANOS GRECO-LATINOS PREOCUPADOS COM O POLÍTICA DE APROXIMAÇÃO DO VATICANO

Em artigo para o National Catholic Reporter, publicado em 30/8/2017, Jonathan Luxmoore publica uma análise sobre a visita do Cardeal Parolin à Rússia. De seu artigo, extraímos os seguintes parágrafos:

VARSÓVIA, POLÓNIA – Quando o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, terminou a sua viagem oficial à Rússia em 24 de agosto, as notícias estavam cheias de elogios para a mais recente expressão da proximidade entre Roma e Moscou. Mas há sinais de que nem todo mundo [na Rússia] está satisfeito com o tom indiferente da visita de quatro dias – ou confiante sobre seus benefícios para os católicos.
Enquanto isso, católicos gregos na Ucrânia, cuja igreja combina o rito oriental com a lealdade a Roma, também estão preocupados com as implicações da visita. Quando o Papa se reuniu com Kirill em 2016, a declaração conjunta deles, de 30 pontos, continha referências negativas aos católicos gregos, alimentando temores de que a igreja ucraniana poderia ser marginalizada a favor dos interesses de avanços diplomáticos e ecumênicos mais amplos.

Para ler o artigo completo, em inglês: https://www.ncronline.org/news/world/russias-catholics-react-skeptically-cardinal-parolins-visit

Divindade hindu cultuada na igreja

Em mais uma manifestação de relativismo religioso em meios católicos, a Catedral de Ceuta abriu suas portas para homenagear um deus hindu chamado Ganesh.
Segundo o vaticanista Marcos Tossati, em La Nuova Bussola Quotidiana, 31/08/2017, a Catedral, também conhecida como o Santuário de Nossa Senhora da África, foi palco de uma procissão de comunidade hindu. Sempre em andor, a estátua entrou na Catedral e foi colocada diante do altar. Em seguida, o Vigário geral de Ceuta deu um breve discurso. Ganesh é um deus hindu com uma cabeça de elefante e corpo do bebê.
Ceuta é uma cidade autônoma espanhola e fica no norte da África.
Infelizmente, os escândalos têm se multiplicado até mesmo através daqueles que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo de fidelidade a Cristo, daqueles que deveriam ser o sal da terra e a luz do mundo. Todavia, se o sal já não salga, de que vale? Diz nosso Senhor “Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mateus 5.13).

Vitória contra a ideologia de gênero no Peru

Informa a agência de Notícias ACI, em 28 de agosto de 2017: O poder judiciário do Peru deu razão aos pais de alunos em uma ação judicial contra o Ministério da educação, para evitar a doutrinação de crianças na ideologia de gênero. Em seu comunicado, os “Pais em ação” cumprimentaram o Tribunal que declarou que o Ministério da educação “violou numerosos direitos constitucionais, as leis de ensino e procedimentos democráticos, querendo impor uma abordagem não-científica para a sexualidade”. Em março deste ano, mais de 1 milhão de peruanos manifestaram-se em todo o país contra a doutrinação das crianças sobre a ideologia de gênero, sob o lema #ConMisHijosNoTeMetas.

Opostos com objetivos semelhantes

A Verdadeira História de Luisa Ortega (assinalada com um círculo)
Luisa Ortega e seu marido Germán Ferrer, que é um deputado chavista, eram membros do movimento PRV-FALN-Ruptura, um aparelho político-militar. Ferrer é fugitivo do Cartel San Carlos. Os dois militaram na esquerda dos anos sessenta. Conhecemos a grande amizade da promotora Luisa Ortega com Douglas Bravo, o mais famoso guerrilheiro comunista da Venezuela por suas ligações com o Che Guevara.. Textp de Emma Sarpentier é ativista venezuelana e colaboradora do Crítica Nacional em Caracas.

No último dia 23 de agosto, chegaram concomitantemente ao Brasil a ex-procuradora-geral da Venezuela (até recentemente aliada do chavismo, mas rompida com o Governo ditatorial venezuelano), Luisa Ortega Díaz, e quatro ativistas do movimento Rumbo Libertad.

Um dos coordenadores desse grupo Rumbo Libertad, Roderick Navarro, afirma ser parte do que chama de A Resistência. Ele define A Resistência como “grupos organizados em função do objetivo político” da queda do regime de Maduro, que qualificam de narco-ditadura. “Estamos todos juntos, mas através das redes sociais. Há uma coalizão espiritual e patriota em função da liberdade de nosso país”. Os membros do Rumbo Libertad pregam a desobediência civil e não se opõem a uma intervenção dos EUA na Venezuela.

Ainda segundo Navarro, que se apresenta como representante internacional do movimento, essa coalisão de grupos que formam A Resistência está insatisfeita com a Mesa da Unidade Democrática (MUD), coligação política que faz oposição à Maduro, mas que tem decepcionado os seus compatriotas.

Sobre a visita da ex-procuradora-geral de seu país ao Brasil, Navarro espera que ela faça o que tem feito recentemente: “Ela que traga as denúncias, que se manifeste. Que vá para os EUA e faça o que fez aqui e denuncie o que temos mostrado há anos”.

Fontes:
Folha de S. Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2017, Venezuelano busca ‘terceira via’ opositora.
O Estado de S. Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2017, Os alinhados rebeldes venezuelanos

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

430 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados